Campina Grande, 70 anos depois

5178b-xxxe

Conheci dona Xero numa viagem à Paraíba, para acompanhar o primeiro festival de gastronomia local, que cobri para a revista Prazeres da Mesa. Ela tem 77 anos e trabalha na feira de Campina Grande – uma das maiores do mundo – desde os sete. Ela estava debaixo de um guarda-sol descascando feijão verde. Encontrava-se em pé, cantando enquanto trabalhava, atenta a tudo o que acontecia à sua volta. Parei para ouvir a música que entoava e acabei conversando um instante com ela. Segue trecho da conversa nesta página e na seguinte. Clique no texto para ler.

A feira mudou muito nestes 70 anos?

Meu filho, muda todos os dias, isso daqui é a riqueza do nosso país. Muda toda hora, toda semana.

Quais foram as mudanças?

Para mim, a feira sempre foi uma festa. Desde meninota, quando comecei aqui com meus pais. Muita gente passa, gente daqui e de fora, como o senhor.

Mudou para o bem ou para o mal.

Eu continuo me divertindo, mas acho que as coisas não foram muito para frente. Quando eu era mocinha, a feira tinha muita coisa que hoje não existe mais. Hoje, estão acabando com a tradição. Não é que outro dia apareceu um mocinho, fiscal da vigilância sanitária, me pedindo permissão para trabalhar na feira? Levantei a saia, mostrei a intimidade e disse: “aqui está a permissão”. Eu falei pro cabra. Ele desapareceu. (risos)

A feira já foi melhor?

Sou de uma época em que o povo trazia tudo para cá, tinha troca, tinha venda, tinha de tudo um pouco. Agora, parece que as coisas da indústria tomaram conta de Campina grande. Muita gente deixou de vender frutas, tempero e queijo, para vender saias, blusas, esses sapatos aí. .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s