A madeleine molhada no chá da tarde

Escritora baiana situada no Rio, desde 1968, Sonia Coutinho é autora de “O último verão de Copacabana”, “Atire em Sofia”, “Os seios de Pandora”, “Uma certa felicidade” e “O Jogo de Ifá”. Como tradutora, já verteu para o português nomes como Gertrude Stein e Henry Miller. Hoje, dedica-se à literatura e também à fotografia, sua nova paixão. Aqui, porém, ela fala de suas preferências culinárias. Boa leitura!

Qual a sua lembrança alimentar mais sensual?
É a de comer chocolate… Sempre adorei chocolate e depois que descobri o “amargo” virei chocólatra. Tenho até um pequeno conto, recente, com o título “Chocolate amargo”, em que atribuí à personagem central o meu próprio vício – ela não dispensa suas pequenas barras diárias.

Qual a sua lembrança mais marcante de cena ligada à alimentação, num romance?
É a cena do primeiro volume do “Em busca do tempo perdido”, de Proust, intitulado “A caminho de Swann”, a famosa cena do chá com madeleine. Quando come a madeleine amolecida no chá oferecido por sua mãe, o personagem tem uma sensação deslumbrante de reviver sua infância, seu passado. Proust, depois, numa entrevista, disse que este é um episódio de “memória involuntária”, aqui deflagrada pelo paladar. No volume final do “Em busca do tempo perdido” – “O tempo reencontrado” – o narrador volta a falar no chá com madeleine, transformando a cena numa espécie de fecho para o livro todo. Já se escreveu muito sobre esta cena, que me encantou, quando li pela primeira vez, completo, este romance que adoro.

Lembrança de comida baiana…
Minha mãe costumava fazer uns almoços maravilhosos de comida baiana, aos domingos. Minha preferência era pelo vatapá. Delícia, um vatapá com moqueca de peixe. O caruru também eu apreciava, mas o vatapá não tinha rival.

Preferência de comida carioca…
Na verdade, come-se de tudo, no Rio. Nem sei direito o que é a comida carioca. Deve ser a feijoada, mas esta também é um prato brasileiro, em geral. Nunca fui muito fã da feijoada, que acho muito pesada pra mim. Prefiro a comida japonesa, leve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s