O mundo dos aromas

 

Para dar conta de uma pequena obsessão sobre os cheiros, após ler um livro sobre a feitura de dois perfumes, Dênis Pagani criou o blogue 1nariz. Agora, ele conta, os perfumes direcionaram a sua viagem, entre um restaurante e uma pedalada. Nesta entrevista ele fala dos aromas gastronômicos que mais o despertam. Não perca!

Quais são os aromas que nunca saem da sua memória?
Eu coleciono mandingas ligadas a casa: minha chave fica sempre no bolso esquerdo e procuro ela várias vezes por dia, não encontrar faz disparar o coração. Assim que abro a porta, fico tentando guardar o cheiro, que só sinto rapidamente por excesso de exposição. É uma mistura de madeira, terra e o cheiro seco da árvore-da-felicidade que fica perto da entrada.

Se tivesse que fazer um perfume de ingredientes gastronômicos, quais matérias-primas usaria?
A folha de pitanga, mas não se pode comer. Tem sempre o caju, aquele desbunde, sempre me pega pelo nariz, na feira. E o tomilho, o alecrim, a sálvia, como passar na frente de um chumaço e não querer sentir o cheiro? Talvez dê uma boa colônia.

Qual prato da culinária nacional é o mais perfumado?
Dobradinha! Meu Deus! Falo com pena, nunca consegui comer porque era feita na casa em que eu morava e durante o preparo o cheiro é, precisamente, de estômago cozido. Onde é que se come uma boa dobradinha?

Qual o perfume que mais te remete ao mundo gastronômico? 
Ah, tem que ser algum da Guerlain, que é a melhor patisserie da perfumaria mundial. Vou ficar com o L’Heure Bleue, a torta de amêndoas mais deliciosamente suntuosa que o meu nariz já conheceu, sem uma grama de açúcar fora do lugar. A casa ainda vai enfrentar um processo por incitação ao canibalismo, pode anotar. Infelizmente não é vendido no Brasil.

Qual a harmonização perfeita de aromas, pensando no mundo gastronômico?
Pão, azeite, alho (um dente cortado, para passar no pão) e um giro do moinho de pimenta são uma fonte de felicidade barata, total e completa, na boca e no nariz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s