Os bistrôs do Rio de Janeiro

Depois do sucesso com seus guias de restaurantes de Paris e Buenos Aires, o chef e fotógrafo Alex Herzog lança “Bistrôs Rio de Janeiro”O livro reúne 75 estabelecimentos e mais de 450 dicas que traduzem o que o autor considera a essência de bistrô: boa gastronomia a preços justos, em ambiente agradável e bom serviço. Na capital fluminense, Herzog encontrou tal equação tanto em casas de alta gastronomia com chefs premiados, quanto em bares tipicamente cariocas, com suas receitas e climas únicos. Ele falou com o Tudo al dente:

Quais as melhores descobertas, quando você fazia as pesquisas para o guia?
A melhor delas foi a Vegana Chácara, um oásis no meio do bairro de Botafogo. Descobri também o Bar do Cícero, na Ilha Primeira, na Barra, onde se chega de barquinho, chamado chalana. Há ainda o El Gebal, um libanês bem escondido no centro da cidade, e o Escondidinho, onde se come a melhor costela do Rio. Outra boa descoberta é o TribOz, mistura de bistrô e local para se ouvir jazz e MPB de primeira.

Qual o bistrô mais escondido do Rio? O que ele tem como maior atrativo?
O Alla Pergola é o mais escondido, na Ilha da Gigoia, na Barra. E muito gostoso.

Na sua opinião, qual o bistrô mais injustiçado do Rio?
Não sei se tem o mais injustiçado. Na realidade há sim os que caem nas graças da mídia e os que, apesar de serem espetaculares, não têm uma boa divulgação. Mas injustiçado, não acho que tem não.

Qual bistrô pé na praia indicaria para um gringo?
Mirante da Prainha! Para ir todos os dias enquanto estiver no Rio, em dia de sol. Você come literalmente com os pés na areia. E ainda pode escolher o peixe que quer comer.

Quais os melhores pratos que provou na sua pesquisa?
Costela e a rabada do Escondidinho; as mini porções do Zot Gastrobar; os antepastos do Terzetto Café; os mexilhões escabeche do bistrô Shirley; a moqueca vegetariana do .Org.; o ragoût de bacalhau do Miam Miam; o namero (uma espécie de tartar de sardinha fresca) do Azumi e as ostras do Jojô Café-Bistrô.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s