Aprenda a fazer a torta ‘Nara Leão’

A receita é da minha amiga Roberta Lomonaco Sucupira, proprietária da Maria Benedita Tortas, de Espírito Santo do Pinhal/SP. Roberta diz que começou a fazer quitutes na cozinha da sua mãe, Hebe, aos oito anos. “Fiz meu primeiro bolo numa lata de goiabada. Mais tarde, passei para a assadeira e segui em frente trazendo o aprendizado que recebi da minha mãe e de minhas tias. Com o tempo, aperfeiçoei, criei, errei também e, me dei conta de que cozinhar é uma arte, como é denominada ‘arte culinária’. Por um longo período, fiz dessa arte um hobby. Em junho de 2010, dei nome à minha nova profissão – Maria Benedita Tortas – e, como não podia deixar de ser, batizei-as com nomes dos nossos artistas (cantores, compositores e escritores).  É a minha homenagem aos artistas e àqueles que vivem da (e na) cozinha. O nome Benedita, do latim bendita, quer dizer abençoada, como São Benedito, o protetor dos cozinheiros”, diz ela.

Receita
Ingredientes
Massa
230 g de farinha de trigo

110 g de manteiga sem sal
40 g de amido de milho
15 g de açúcar
1 ovo
Pitadinha de sal
2 g de fermento químico
2 colheres de água gelada (20 ml)

Recheio
1 litro de leite
100 g de farinha
80 g + 120 g de açúcar
2 claras
1 rama de canela
2 anises estrelados
4 gotas de essência de amêndoa

Cobertura
4 figos maduros

1 ½ copo de açúcar cristal (350g)

30 g de amêndoas tostadas em lâminas

Modo de fazer
Massa
Coloque os ingredientes no processador, menos a água. Vá colocando-a aos poucos até formar uma massa homogênea. Abra a massa entre dois sacos plásticos e coloque numa assadeira de aro removível de 25 cm de diâmetro, cobrindo o fundo e uns 3 cm de altura na lateral. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) cerca de 20 minutos, até que asse por completo.Recheio
Numa panela, junte o leite, a farinha, 80 g do açúcar, o anis e a canela. Leve ao fogo até adquirir consistência de creme. Junte a essência de amêndoa, espere amornar. Retire o anis e a canela, e acrescente as claras batidas em neve com o resto do açúcar. Misture delicadamente ao creme.

Cobertura
Coloque o açúcar numa panela e junte os figos lado a lado por cima do açúcar. Deixe no fogo médio por aproximadamente 60 min. até caramelizar. Não mexa. Obs.: no começo, parece que vai queimar, mas depois ele solta água e alcança o ponto desejado.

Montagem

Ponha o recheio sobre a massa assada. Coloque os figos cortados na metade no centro da torta sobre o creme. Salpique as amêndoas tostadas por cima. Gele por 3 horas antes de servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s