Entra em cena o brigadeiro gourmet

Já que estamos na semana em que o dileto redator deste site festeja seus 40 anos, vamos falar de brigadeiro, seu docinho de festa predileto (e também de toda a torcida do Corinthians, né?). Para isso, chamamos Taciana Kalili, da Brigaderia. Ela fala sobre o projeto social que está desenvolvendo e também do doce, em si. Boa leitura.

 
Como começou a pensar num projeto social envolvendo a sua marca?
Tem a ver com nosso conceito emotional food – o que nos move é a emoção de saber que nosso trabalho beneficia essas pessoas e também a sociedade. Quando penso que cada caixa que é vendida traz mais estímulo para o trabalho social na Missão de Amor, sinto essa sensação, que está presente em todos os momentos no nosso dia a dia. Não dava para imaginar nosso negócio sem ter uma ação social que o motivasse, não seria verdadeiro. E é importante dizer que escolhemos esse tema tão forte – a dependência química – por se tratar de um dos grupos mais excluídos da sociedade, e portanto mais desassistido. Há bastante preconceito com esses homens. Fomos procuradas por instituições de crianças e jovens, mas optamos por esse projeto por entender suas necessidades.
 
Qual o projeto que está sendo realizado?
O projeto Missão de Amor busca promover a reinserção do indivíduo na sociedade e no mercado de trabalho através do tratamento médico e psicológico e da atividade ocupacional com as embalagens. Também conseguimos, assim, reinserir o membro na família, que é essencial no processo como um todo.
 
Quantas pessoas participam?
São 80 homens e 23 mulheres em tratamento atualmente.
 
Tem algum detalhe curioso/engraçado sobre o projeto e seus participantes?
Digamos que é uma curiosidade que se tornou uma graça. Tivemos um paciente de 21 anos que estava viciado em crack. Veio de Campinas (SP) e estava em Pouso Alegre (MG), na rua. Foi levado para a instituição e lá permaneceu sem identificação por uma semana. Aos poucos, esse jovem contou sobre sua família, bem-sucedida na cidade, e nós a procuramos. Em conversa com os parentes, o menino contou da atividade ocupacional de forração das caixas de madeira e ligou ao trabalho do pai, proprietário de uma indústria de móveis. A família ficou agradecida pela recuperação do jovem e muito emocionada com o trabalho que encontrou na Missão de Amor e então doou a marcenaria completa para os internos, equipamentos e máquinas para a produção das caixas – antes só fazíamos a forração em tecido. Desde agosto temos, então, a produção das caixas em madeira e a Missão de Amor aumentou suas atividades e sua renda.
 
Agora, falando de brigadeiros, quais suas últimas criações inusitadas? Como chegou até elas?
O brigadeiro de cheesecake com tonka, que criamos para o concurso O Melhor Brigadeiro, da Nestlé. Foram dez selecionados em todo o Brasil e ficamos entre eles com a receita inusitada e deliciosa – está entre os mais vendidos nas lojas. Utilizamos a tonka, fava de cumaru genuinamente brasileira que tem aroma semelhante ao da baunilha, para compor o brigadeiro de cheesecake. As cascas com recheio de brigadeiro de colher, em diferentes sabores, nas embalagens de tecido, são atrações que se tornaram permanentes nas lojas – inicialmente foram criadas para o Dia dos Namorados. E para esta Páscoa, criamos um tema inspirado na arte e na gastronomia francesas que vai dar o que falar: embalagens em crochê e com estampas de ladrilhos. Os sabores trarão madeleines, macarons e outras supresas.
 
Como mudar, em casa, a receita de brigadeiro, dando um toque gourmet ao doce?
Em primeiro lugar, mudando os ingredientes – utilizar chocolate da melhor qualidade que conheça. Depois, variar os sabores, utilizando ingredientes que goste mas que não costume usar no brigadeiro – amêndoas, laranja, por exemplo. E uma dica importante que utilizamos na nossa produção: na hora de enrolar, em vez de utilizar manteiga para untar os dedos, molhar as mãos em água bem gelada (uma tigela com água e gelo é o suficiente).
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