O Brasil e a Itália, um caso de amor

 
O  restaurante Vicolo Nostro entra na sua segunda década de vida com agradável frescor. Com a chancela do selo Ospitalità Italiana, conferido pela União das Câmaras de Comércio Italianas, está instalado numa vila que faz referências à Toscana. Tem decoração aconchegante, com itens como marionetes de uma companhia teatral europeia, baixelas de alpaca, uma máquina de café da década de 1950, além e outra movida a carvão, datada de 1920. O chef Cristiano Panizza assumiu a cozinha há pouco tempo. Ele acaba de criar um almoço executivo atraente. A seguir a sua entrevista:
O que mais te atrai na gastronomia paulistana hoje?
A variedade de culturas gastronômicas que encontramos em São Paulo. Podemos encontrar desde um bom hambúrguer até um delicioso pato laqueado. Me arrisco em dizer que somos o maior polo gastronômico da América do Sul.
 
O que mais te atraia na gastronomia italiana hoje?
O que sempre me atraiu e me atrai ainda hoje são os ingredientes italianos. Lembro de quando fui para Itália, entendi porque valorizam tanto o tomate, que é doce e suculento, diferente do que estamos acostumados a comer aqui. Sem falar nos queijos e embutidos, que sozinhos, já são uma refeição maravilhosa!
 
O que mais te atrai na gastronomia italiana de SP hoje?
A gastronomia italiana em São Paulo é um mundo a parte, temos a maior colônia italiana fora da Itália. Podemos encontrar cantinas, trattorias, osterias, restaurantes de alta gastronomia, entre outros, nos dando um leque de opções para todos os gostos e bolsos.
 
Quais as novidades da sua cozinha neste momento?
Apesar do restaurante ter como proposta uma culinária do norte da Itália, existe uma demanda crescente por peixes e frutos do mar, que é mais característico do sul. Pensando nisso, resolvi investir nos pescados. Hoje temos sete tipos de peixes diferentes, além dos frutos do mar. O último prato que criei foi um robalo grelhado acompanhado de risoto de pesto com palmito pupunha ao molho cremoso de camarão, em que utilizo apenas as cascas para agregar o sabor.
 
Quais são os clássicos da sua cozinha?
Servimos muitos pratos clássicos com destaque ao ossobuco de vitela com risoto milanês e o tortelli di Zucca, massa recheada com moranga e amaretto, acompanhada de manteiga de sálvia.
Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s