Cozinha boa a preços atraentes

Hoje, o nosso entrevistado é Mauricio Schuartz, da KQi Produções Culturais, o articulador da Ferinha Gastronômica, evento que acontece todos os domingos na Vila Madalena, em São Paulo, um dos programas mais bacanas e de boa relação custo-benefício da cidade. Não perca!
Qual foi a ideia inicial que o impulsionou a criar eventos como a feirinha gastro?
A ideia foi o fruto de algo que já venho observando há tempos, o crescente interesse em gastronomia e a glamourização do chefe de cozinha. O primeiro evento que criei foi o Chefs na Rua, que buscava explorar exatamente esses nichos: grandes estrelas da gastronomia servindo seus melhores pratos para todos os interessados e curiosos que frequentam a Virada Cultural e outros grandes festivais da cidade. A Feirinha Gastronômica veio como segunda etapa desse processo, e, em vez de levar os grandes chefs para a população, queremos tornar notórios os desconhecidos, mostrar que nós temos cozinha boa, com qualidade, em todos os cantos da cidade.
 
Poderia contar algumas curiosidades ou fatos inusitados do evento?
O evento em si foi feito para mostrar curiosidades, uma delas é a presença constante de estrangeiros naturalizados no Brasil que querem trazer pratos típicos de seu país, já tivemos escoceses, iranianos, gregos, colombianos, belgas, a lista continua a crescer. Um fato inusitado que me lembro bem foi o primeiro “Filho da Feirinha”. Aconteceu na barraca da Z-Deli Sanduíches, a Iara, mulher do chef Julio Raw, estava grávida de nove meses. A bolsa dela estourou ali mesmo e ela quase pariu na ambulância do nosso posto médico.
 
Você está emplacando vários projetos gastronômicos bacanas em São Paulo. De onde vem esta sua veia empreendedora?
Em casa, todos eram empreendedores a sua maneira. Com pai comerciante e mãe artista, minha veia empreendedora é uma mistura dos dois. Acredito que venha também de um interesse maior por contribuir, de alguma forma, com a cultura e economia locais e nacionais. Quando penso nesses eventos, sempre levo em conta esse engrandecimento do todo, algo benéfico para a cidade, para o público e finalmente para cada um dos nossos expositores.
 
Poderia contar aos nossos leitores como é uma de suas jornadas de trabalho, em detalhe?
Infelizmente minha jornada de trabalho tem pouco a ver com a cozinha, estou muito mais envolvido com a administração da Feirinha de determinada semana e de nossos outros projetos. Tenho a oportunidade de ficar na cozinha um pouco quando recebemos expositores na empresa, eles trazem todo tipo de guloseimas e pratos para que sejam avaliados e autorizados a participar do evento. É fantástico experimentar tantas coisas tão diferentes.
 
Se tivesse que explicar a uma criança brasileira o que é a gastronomia e qual a sua importância, o que diria?
Gastronomia é transformar a comida chata de todo o dia em algo superlegal.
 
No foto, Maurício está com sua mulher, Daniela Narciso.
Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s