Gostinho do mar da Bretagne

Entre os pratos que entraram para o meu repertório gastronômico, após minha experiência de três anos em solo bretão (França), o destaque absoluto é a sopa de peixe. Sempre a comprava em vidro, em supermercado, uma vez por semana, pelo menos. As marcas vendidas na França são boas, tem gostinho de comida caseira, e custam, em média, três euros o litro (veja a foto). Comprei uma da marca Reflets de France, assim que coloquei os pés em Paris, há dois dias. Trouxe para o estúdio, para um jantar com aromas da Bretagne, nesta noite parisiense cálida e enluarada, na companhia da minha amiga Iva Oliveira. A pequena fábrica que faz a sopa, pelo que pesquisei, traz lagostas todas as tardes do mar gelado do oeste do país, pesca também peixes todos os dias, e a receita é preparada de acordo com a tradição das casas bretãs.

Para mim, esta sopa tem gostinho do litoral selvagem e dramático da Bretagne. Basta esquentá-la alguns minutos e o aroma de fruto do mar, de peixe e do açafrão tomam conta da cozinha. Uma pena que não a tenhamos no Pão de Açúcar, já que o produto é fabricado pela marca francesa Casino, à venda no Brasil.

Bem, segue uma receita (simples) que fui buscar no google:

Ingredientes (para 4 pessoas)
1 kg de peixe (tainha, ruivos, tainha …)
1 cenoura
1 alho-poró
1 cebola
2 chalotas
3 dentes de alho
200g de tomate picado
1 talo de aipo
2 batatas
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Caldo de peixes
2 pitadas de açafrão
Tomilho
Azeite
Sal, pimenta

1 – Fritar o alho no azeite e acrescentar 1 ½  litro de água. Fazer um caldo de peixe e frutos do mar com pedaços cortados grandes, sem pele e sem as cabeças. Pode misturar diversos peixes diferentes. Salgar a gosto. Cozinhar em fogo médio, por 20 minutos. Reservar.

2 – Descascar e cortar grosseiramente os legumes. Em uma panela, refogar todos eles com um pouco de azeite. Depois de cozidos, adicionar os tomates picados, o açafrão e as ervas. Cozinhar em fogo médio por cerca de 15 minutos. Em seguida, adicionar o caldo de peixe, sal e pimenta.

3 –Cozinhar em fogo baixo, cobrindo a panela, por 20 minutos. Retirar a folha de louro, o ramo de tomilho e passar tudo no liquidificador. Ajustar o tempero, se necessário. E, voilá, está pronta a sopa aromática com cor de ferrugem.

4 – Servir quente. Com baguete fresca com bastante manteiga. Croutons assados, passados no alho e no azeite, dão um toque delicioso também. Pode substituir a baguete.

Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s