Um jantar no Polidor

O Polidor é uma instituição da gastronomia francesa. Fundado em 1845, fica no Quartier Latin e guarda intacta a ambiência do século XIX. Serve os mesmos pratos há muito tempo, entre eles, steak tartare, vitela ensopada com creme de leite, escargots da Bourgogne, creme de lentilhas com foie gras, tarte tatin, pão-de-ló embebido em rum, torta de maçã, entre outros.
A ideia de um jantar na casa foi do escritor Humberto Werneck. Ele morou na capital francesa por mais de três anos e sempre com uma carta na manga, no quesito gastronomia parisiense.
Sentamos no salão dos fundos, com outros amigos brasileiros em visita a Paris. Olhamos o cardápio… que tem preços satisfatórios. Há entradas por 10 euros, pratos por 17, 22, 25 euros, além de uma fórmula (sopa de lentilha, boeuf bourguignon e torta de maçã, por 22 euro e uma outra por 32 euros). Pedi um boeuf e uma tarte tatin (22 euros), que chegaram à mesa em porções satisfatórias, perfumados… pela aparência, percebi que os pratos são feitos no lugar e não comprados prontos no supermercado Metro, atacado em que grande parte de restaurateurs do país têm feito suas despesas.
A atmosfera da casa é bacana, as mesas são próximas e turistas dividem o ambiente de forma convivial, para um jantar (bom), bem informal.
Açougueiro de origem, André Maillet é o sexto proprietário desde a inauguração.
Além de manter a tradição, ele chegou a inaugurar o Les Caves du Polidor, bistrô vizinho, com mais de 400 rótulos, champanhe e destilado.
De passagem por Paris, não deixe de visitar o Polidor.

 
Polidor: Rue Monsieur Le Prince, 41, 75006, tel. (00xx) 33 (0)1 43 26 95 34 (Metrô Odeon)
Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s