Tempero e balanço

Assim que cheguei a Cape Town (South Africa), na noite estrelada e fria de ontem, fui convidado pela Anne, do departamento de Turismo da cidade, a jantar na casa de Sheila e Blackie Tempi. Eles moram numa casa simples na periferia da cidade, em Guguletu. São conhecidos pelos jantares musicados, que oferecem a um ou outro turista de passagem pelo lugar. Sheila parecia contente. Disse que era o segundo jantar da semana que oferecia. No dia anterior, havia feito uma refeição a chineses de passagem pelo lugar (eles são numerosos no país e ricos).

Assim que fui apresentado ao casal, fui convidado a entrar, encontrando a mesa posta, na sala da casa, com velas, e jarras de suco de gengibre. Enquanto ela preparava os pratos – pés e moela de galinha, ensopados; frango assado; virado de farinha de milho com feijão; purê de batata com espinafre e pão feito no vapor -, o marido trompetista fez um belo número musical com o seu vizinho, o guitarrista Mbuyiselo Mdingi. O dueto, soube depois, tocou Jimmy Dludlu, Jonathan Butter, Real Razzano, Abdullah Ibrahim, todos músicos locais, além de composições próprias, que me lembraram a bossa nova.

Foi assim, ao som de jazz, que as travessas da mama Sheila chegaram à mesa, fumegantes. O tempero local, disse a dona de casa – estralando a língua entre algumas palavras, jeito de falar brincalhão de alguns negros daqui – leva cominho, cúrcuma, pimenta do reino, cebola, alho, entre outros temperos que conhecemos bem no Brasil.

Enquanto jantava na sala do casal, uma ajudante de Sheila apagou as luzes, deixando aceso apenas um pequeno lustre de pedras, num dos cantos da sala. Pelo que percebo, até agora, lustre de cristal, ou algo parecido, é moda na decoração das casas e hotéis (todos os lugares que visitei até agora, exibe pelo menos um deles).

* Tudo al Dente viajou a convite da South Africa Tourism e da South African Airways

Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s