Carne de caça na África

 

Se até então, provara pratos europeus ou criados a partir da chegada destes povos na África do Sul, ontem foi o dia de experimentar algumas das carnes consumidas pelas tribos locais há milênios. O dia começou numa fazenda, na costa oeste do país, de onde era possível observar a silhueta dos cânions de Cape Town.

Assim que cheguei ao lugar, Khwattu, que se dedica a estudar a linguagem e a cultura dos povos San, fui convidado a assistir a uma aula sobre os sons que identificam a linguagem oral destes povos, marcada por estalos feitos com a língua e com os lábios, sons de algumas das onze línguas oficiais faladas no país.

A fazenda possui uma pequena galeria de arte, com esculturas e fotos do acervo permanente, além de uma réplica de uma aldeia, que muito se assemelha às dos índios brasileiros.

Logo depois da explicação sobre a caça, o cozimento e a conservação de carnes, praticados por antepassados locais, fomos convidados – eu, o casal de americanos, Audrey e Dan e Monde, além do nosso guia do departamento de turismo local – a almoçar no restaurante da propriedade, que tem ambientação elegante. No cálido

outono sul-africano, a lareira acesa deixava um cheirinho de madeira queimada no salão.

O cardápio –carnes, legumes e ervas – são criados da propriedade. Assim, comi uma salada de folhas variedades e flores com kebab de antílope, além de antílope à milanesa.  O casal de americanos que sempre troca os pratos, durante a refeição, me convidou a fazer o mesmo. Assim, experimentei patê de carne de veado servido com batata doce salteada na manteiga com canela. Um delícia.

 

* Tudo al Dente viajou a convite da South Africa Tourism e da South African Airways
Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al dente
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s