História de pescador

Laaiplek é uma palavra em ‘africans’ que significa barracão em que se guardam mantimentos. É também o nome de uma cidadezinha na costa oeste da África do Sul constituída de um pequeno porto pesqueiro, rodeado de barracões que funcionam como mercado para a venda de peixes.

O lugar ainda tem uma colônia de férias e um pequeno museu marítimo, que conta a história das grandes navegações pela costa sul-africana. Fui conhecer o museu, que guarda objetos do momento da colonização da costa da África, além de peças de navios que afundaram por ali, como, por exemplo, um português que foi parar no fundo do mar em 1910.

Perguntei à Lisa, a funcionária do lugar, se havia portugueses no lugar. Ela me disse que mais ou menos 30 pescadores, na maioria, parentes das vítimas do desastre do começo do século passado.  Pedi que me levasse até um deles, mas, na tarde de ontem, todos estavam em alto mar.

Fui então apresentado Klawsim Martinez, pescador que tem um pequeno armazém, onde seca os peixes bokkom, que pesca por ali, vendendo-os para a pequena comunidade urbana que se criou em torno do comércio marítimo.

Um outro pescador – Mark – me sugeriu um passeio de barco pela região. Assim conheci os canais de Pelican Harbour, bela paisagem repleta de pelicanos e flamingos rosas.

O dia acabou com uma refeição no restaurante (sem nome) que fica ao lado do museu marítimo. Comi lulas macias e um linguado fresquíssimo grelhado. Para acompanhar, batata doce salteada com canela. Descubro que a guarnição é moda no país e vem invadindo cardápios de diversos restaurantes pelos quais passo. A refeição toda, com entrada, prato principal, sobremesa, água e café, sai por 160 rand, ou seja, 16 dólares.

* Tudo al Dente viajou a convite da South Africa Tourism e da South African Airways

Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s