No fogão à lenha é sempre melhor

Uma das boas surpresas no noroeste da África do Sul foi visitar o acampamento  Bushwhacked, na fronteira com a Namíbia, na borda do rio Orange, que separa os dois países.

O casal Adamm e Maudie Bleach cuida de uma hospedaria simpática, numa das encostas do rio, há 15 anos. Ela cozinha para os hospedes (há bastante alemão, suíço, francês e inglês) num fogareiro no pátio do casarão, usando lenha. É como se fosse um fogão à lenha, mas do lado de fora de casa. É nesse lugar que ela passa o dia, com as suas panelas de ferro. Até pão sai do fogareiro.

No jantar de ontem, ela serviu bisteca e espetinho de frango ao curry; batata salteada na manteiga, com alecrim; milho cozido e brócolis recheado de molho branco e queijo, tudo feito na hora, além de uma torta de maçã, que chegou à mesa com costard de creme de leite fresco.Foi acordar, hoje, com o cheirinho da lenha queimando, antes do sol nascer. Maudie assou  dois belos pães numa panela de ferro tampada. Ela disse que o segredo para o pão cozinhar é colocar algumas brasas em cima da tampa. A refeição ainda trazia linguiça grelhada, bacon, molho de tomate com cebola, batata salteada, além de ovos fritos.A geleira de cereja servida no café da manhã foi igualmente feita na brasa, ela disse. Todas as manhãs o casal acende o fogo, que permanece aceso durante todo o dia. Perguntei se as casas da África do Sul costumavam ter fogão à lenha, na cozinha, e ela disse que sim. Até em casas de cidades grades, como em Cape Town, as famílias não abrem mão desta forma de cozinhar.

info@bushwhacked.co.za
Tudo al dente viajou a convite de South Africa Tourism e da South African Airways
Curta a nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/Tudoaldente?ref=hl
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s