Ritmo e tempero (ou um carnaval gourmet)

A noite de ontem foi marcada por uma festa de Carnaval fora de época, em comemoração ao início da Indaba 2013, maior feira de turismo do continente africano, que acontece esses dias em Durban, costa leste da África do Sul.

Dois elementos me chamaram a atenção no evento que aconteceu na beira do mar do Oceano Índico, a comida e o ritmo do povo local. Mas um carnaval com comida?, perguntei-me ao pisar na grande tenda em que acontecia a festa. Isso mesmo, muita comida, currys variados, ensopados, macarrão com molhos coloridos, cachorro quente, batata frita, saladas diversas, pipoca, sorvete, algodão doce, tudo disposto em grandes mesas. Bastava se aproximar e se servir.

E o povo comia e dançava, muitas vezes ao mesmo tempo e os ritmos de tambores deixando o lugar cheio de atmosfera.

Claro… foi então que me lembrei de 2005, quando trabalhei alguns meses no restaurante Saveurs d’Ailleurs, especializado em comida da Costa do Marfim, instalado no centro de Tours, França. Trabalhava na cozinha com as duas patroas, Madame Tourée e Madame Martin, além de suas muitas sobrinhas, que se revezavam na cozinha, dependendo do número de reservas que tínhamos para a noite.

Nunca vou me esquecer de cenas em que estávamos todos sentados no centro da cozinha – no chão – descascando mandioca, embalados por ritmos em afrikaans, suas vozes afinadas. Enquanto estive neste lugar, o restaurante chegou a ser fechado por duas vezes pela vigilância sanitária francesa, que alegava que não se senta no chão para cozinhar. Mas a lógica dos países africanos é outra. Comida e dança são partes que se complementam, são puro prazer. Muitas vezes, mesmo com o salão cheio, elas paravam de cozinhar para dançarem músicas que tocavam em volume altíssimo no ambiente.

É com as imagens das minhas conhecidas da Costa do Marfim (será que um dia vou revê-las?) e com a imagem do Carnaval/jantar de ontem que deixo a África do Sul, retornando para casa, nesta manhã de segunda-feira, satisfeito com a temporada em que estive aqui.

Que a nossa semana seja de prazeres!

* Tudo al Dente viajou a convite da South Africa Tourism e da South African Airways

Curta a nossa fan page no Facebook: Tudo al Dente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s