Paixão por chocolate

qoy

No dia 15 de agosto, a Qoy Chocolate abre sua 3ª unidade de franquia na Vila Leopoldina. A história da marca começa com a chef chocolatier, Andréia Falci. Sua paixão por doces vem da infância. Ela começou a atuar na indústria do chocolate em 1990, fazendo bombons para festas. Em 1995, fundou a Doce Cacau, que se transformaria na Qoy. Leia a sua entrevista:

Poderia falar do blend de chocolates usado pela marca? É uma mistura exclusiva de cacau brasileiro e equatoriano. Trabalho com o chocolate ao leite com 40% de cacau, o chocolate branco, diet ao leite, diet branco, diet amargo e com os chocolates amargos 60, 70 e 80% cacau. Tenho um bom refino das matérias-primas sólidas e um tempo maior de conchagem do chocolate, o que permite ter um produto mais refinado e cremoso. Em todos os sabores de chocolate uso a manteiga de cacau, que dá ao produto uma leveza natural ao ser degustado.

Como tem visto o cacau brasileiro de hoje? O cacau produzido no Brasil tem sido muito elogiado. E vem se tornando referência no desenvolvimento de grãos mais resistentes e consequentemente melhores, graças ao valor de mercado que o chocolate possui. Nas últimas edições do Salão do Chocolate de Paris e, em termos de qualidade, o cacau brasileiro tem saído vitorioso com amostras classificadas e premiadas como melhores do mundo, ganhando títulos.

De onde tem saído o melhor cacau brasileiro hoje? Da Bahia.

Poderia falar das suas memórias gastronômicas que envolvam o chocolate?
O chocolate me encanta desde a adolescência, o dia a dia é envolvente, apesar de ter uma marca comercial que visa produtividade e boa vida útil do produto em prateleira, o processo de criação é único. Valorizo o sabor, o formato do produto final, a decoração. Esses são aspectos que encantam o cliente. Todos nós consumimos primeiro com os olhos, por isso tenho a preocupação dos produtos serem belos. O processo de fabricação é semi-artesanal. Trabalho com gente que decora e que dá à marca um valor maior, concedendo aos nossos chocolates brilho natural.  O chocolate me dá diversas possibilidades e o mercado brasileiro está aceitando experimentar, conhecer novos sabores. Isso me inspira e renova a cada dia… O desafio de desenvolver combinações com frutos, frutas, licores de sabores e aromas diversos. Tenho o propósito de oferecer uma experiência única, este é o meu trabalho, meu dia a dia. Bem, as memórias são muitas, mas o período mais especial foi o desenvolvimento da linha “Enjoy” da Qoy. Já tínhamos 12 anos de mercado e criamos toda uma linha voltada para os apaixonados por chocolates, pessoas que se permitem conhecer. Desenvolvi  uma barra de 950g com o objetivo dela ser lasqueada e degustada em uma mesa por muitas pessoas. Não havia comentado com ninguém. Numa reunião de marketing, coloquei o produto para ser degustado na mesa… a recepção foi fantástica, criamos um novo conceito de degustação.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s