A gastronomia e as suas surpresas

simone_mattar

A designer Simone Mattar sempre trabalhou na coxia de novos negócios do ramo da gastronomia. Já prestou consultoria à empresas como Barbacoa Gril, Badebec, Empório Santa Maria, Vinícola Salton, Galeto’s, linha Frutífera da Natura, Sadia, além das comedorias da rede Sesc São Paulo, com destaque para das unidades de Pinheiros e Santana, cuidando desde a ambientação até o layout dos pratos, embalagens e utensílios. Sua proposta é realizar projetos a serviço da conceituação, e, de acordo com as especificidades de cada cliente, criar branding, e o que ela chama de foodbranding e ecobranding.

Com exposições de seu trabalho em Milão (Itália), onde representou o Brasil com trabalhos de artes gráficas ligadas a restauração; em Glasgow (Escócia), por ocasião do encontro da Next Generation of Graphics Designers; e na Bienal Interamericana de Design de Madrid (Espanha), já recebeu prêmios em concurso como o Eco Design da Fiesp, que levou com o projeto Baobá.

No dia 9, ela abre uma bela mostra multimídia no Sesc Pompeia, com degustação de nove pratos, todos deliciosos (este acima é uma pomba da paz  feita de chocolate, cupuaçu e araçá). Fizemos algumas perguntas a ela sobre o seu trabalho:

Poderia explicar o que é foodbranding e como isso se aplica na prática na gastronomia?
Ao longo deste século, houve um crescimento muito grande no setor da gastronomia. A concentração nas grandes cidades, a vida profissional atribulada, o turismo, a mudança do papel da mulher e outros fatores relacionados ao mundo contemporâneo, vem gerando necessidades cada vez mais específicas. A alimentação não é mais uma questão apenas de nutrição. Hoje as necessidades estão aliadas a experiências muito diversas. Nossa especialidade é tirar o maior proveito desta situação. Uma marca de uma rede de restaurantes ou o nome de um chefe de cozinha são igualmente importantes do ponto de vista da identidade. O branding em si trata da gestão de uma marca/nome que busca um alinhamento entre todos os pontos de contato com o seu público. Toda essa mudança determinou uma necessidade de coerência nos negócios de alimentação. O alinhamento de todos os itens que envolvem essa experiência de comer e beber. Os nomes e as marcas nesta área encontram-se muito presentes em nosso cotidiano. Elas agregam em si um conjunto de funções e percepções que simplificam uma mensagem, o conceito, a imagem.

Poderia citar exemplos de foodbrandings que aplicou? Quais foram os resultados reais?
Os resultados são surpreendentes. A marca Salton, por exemplo, vinha passando por um período crítico, com uma imagem bastante desgastada perante o seu público. Hoje, a é uma marca respeitada. Foi um grande case de sucesso. A marca Galeto`s também ganhou uma nova conotação depois do projeto de revitalização, crescendo não apenas no sentido visual, mas como ativo para o grupo. O Empório Santa Maria virou referência de empório gourmet no país inteiro. A Comedoria do Sesc nem existia como marca. Nós é que criamos todo universo de sua existência.

Quais questões contemporâneas ligadas às artes culinárias que você encontrou fazendo este trabalho?
Ao meu ver, as grandes questões das artes culinárias envolvem pensamentos teóricos aplicados à humanidade em um sentido muito amplo: a globalização e o acesso às informações; o crescimento de grandes marcas num sentido mundial, a televisão e a internet promovendo o acesso à tudo. Se por um lado isso é interessante, por outro, o olhar começa a se voltar para o exclusivo, para as particularidades de cada cultura, para a diferença, para a subjetividade. Isto se reflete na comida. Esse é um dos questionamentos atuais e que me interessa. A busca de uma identidade brasileira da gastronomia mundial. Faço uma comparação entre o artesanato e o design. A comida regional tem uma cara. A comida com o pensamento por trás tem outra cara, mas acima de tudo ela tem uma identidade de país.

Serviço: http://www.sescsp.org.br

 

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