Aula de italiano apetitosa

gastronomie

Toda semana, alunos se reúnem na casa do professor de língua italiana Luigi Ghermandi, em Perdizes São Paulo, para aulas inusitadas que acontecem na cozinha, onde os alunos tomam vinho e cozinham, ao mesmo tempo em que aprendem a língua. A ideia surgiu quando o professor percebeu que devia ensinar de forma prática o seu idioma, no Brasil. O resultado são aulas cheias de bossa que se transformaram em momentos prazerosos entre gourmets da capital. Leia a sua entrevista a seguir:

Como chegou ao Brasil? Quando começou a misturar gastronomia as suas aulas de língua?
Cheguei no Brasil atrás de uma brasileira  que conheci na Itália e que se tornaria a minha primeira esposa. As teorias mais recentes para o ensino de uma língua estrangera, rezam para incentivar a contextualização. Para estimular a conversação entre os meus alunos, tinha que pensar em um assunto de interesse comum. Como eu gostava de cozinhar e sempre acontecia de alunos me pedirem receitas durante as aulas (molho de tomate, talharins, risotos, nhoque…) achei que este podia ser o assunto que uniria os interesses de todos.

Quantos alunos tem hoje?
São 15.

Como são essas aulas?
São quatro aulas por curso. Todas as semanas. Têm  duas horas cada e se dividem em duas partes: na primeira, a didática, ou seja, meia hora em que são explicados os pratos que iremos preparar com respectivo vocabulário. Na segunda parte, vem a aula prática, na qual vamos todos para a cozinha, para realizar pratos. Segue a parte “lúdica”: tutti a tavola! O programa deste mês incluí a preparação de uma entrada (bruschetta, saladas variadas, frutos do mar, affettati misti), e de uma carne (por exemplo, um filetto al pepe verde), mais uma sobremesa. Às vezes alguém quer fazer algo específico, um prato típico, por exemplo, ou uma receita que aprendeu com a avó. Nenhum problema. O importante é falar, conversar, praticar o italiano e…comer bem. O custo de quatro aulas de duas hora cada é de R$ 600.00, tudo incluso, bebidas a parte. Mas, para quem foi ou ainda é meu aluno, o curso sai por R$ 500.00. Os grupos não podem ser formados por mais de seis pessoas, primeiro porque não cabe mais gente na minha cozinha, e, segundo, este é o numero ideal pra que eu possa dar a atenção necessária a cada um dos participantes.

Há algumas curiosidades das aulas que poderia nos contra

Esta é a única aula que conheço em que os alunos não levantam da mesa até eu avisar que depois de meia noite vigora a tarifa noturna.

Serviço: https://www.facebook.com/lghermandi?fref=ts

Anúncios

2 thoughts on “Aula de italiano apetitosa

  1. Olá, gostaria de saber como entro em contato com o professor sem ser pelo facebook…existe algum e-mail dele ou telefone que eu possa entrar em contato? Ou mesmo o e-mail e vocês do blog para que possamos nos comunicar…
    Boa tarde e obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s