Sobre vinhos…

vinho

Conversamos, hoje, com o sommelier Eduardo Canabá, do restaurante paulistano Clos de Tapas. Leia a seguir o que ele tem a dizer sobre o mundo de Baco.

Poderia falar sobre harmonizações especiais para essa época do ano?
A primavera é uma época de pratos leves, nem tanto quanto os de verão. E os vinhos seguem a estação, entre brancos, roses e tintos mais leves. As saladas dessa época são mais temperadas. Exemplo, salada verde com lascas de bacalhau, harmoniza com rosé de merlot ou até mesmo uma boa cava. Outro exemplo é o risoto de linguiça toscana ao Barolo, que vai bem dos tintos leves ao mais encorpados. Do malbec e ou bonarda.

Quais dicas daria para pessoas que querem se iniciar no mundo dos vinhos?
É necessário fazer uma grande pesquisa, eleger um tipo de uva que você goste, estudar suas características, e a partir daí ler muito e beber. Participar de degustações sempre que possível, também é uma maneira de aprender.

Quais as suas memórias mais bacanas do mundo de Baco?
As viagens que fiz às regiões viníferas são as grandes responsáveis pelas minhas referências do mundo do vinho. Viver cada região, ou seja, ver, provar, saborear, sentir os aromas e acompanhar o processo de cada vinho. Dentre muitas que gosto, a região do Piemonte (foto), na Itália, é um referencial. Em especial o Barolo, porque é um vinho de expressão máxima da natureza na garrafa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s