Café com prosa

A empresária Gelma Franco, à frente da marca ‘IL Barista Cafés Especiais’, promove hoje (dia 29) mais uma ‘Confraria do Café’. O encontro reúne mulheres ao redor do universo do café e acontece na unidade do Il Barista da Livraria da Vila, da alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo. O café degustado na edição será o ‘Chapadão do Ferro,’ proveniente de uma microrregião do Cerrado Mineiro, com uma enorme complexidade de aromas florais e rico em minerais como o ferro. Falamos com Gelma:

Como surgiu a sua confraria do café? 
A confraria do café surgiu de uma necessidade (na verdade vontade) de estar mais próxima das amigas, de mulheres curiosas e atentas ao que acontece em nossa sociedade e, claro, em relação ao universo do café gourmet. Começamos nossa confraria em 2008. Abrimos um espacinho na agenda tumultuada de todas para pensarmos um pouco na vida.

Poderia descrever os encontros? 
Realizamos quatro encontros anuais, nos quais conversamos sobre gastronomia, política, mundo corporativo e cafés especiais. Há troca de receitas em geral, principalmente de vida. Somos empresárias, amigas, estudantes. Um grupo de aproximadamente 12 mulheres.O tema desta edição: ‘O que você já fez por amor?’ Com certeza vai render. Finalizamos com uma degustação de café, sempre. Temos muitas curiosidades, muitas de nós abrimos o coração, mas claro: o que é dito na confraria fica na confraria. Degustamos uma seleção de queijos e antepastos – vinho e café, claro.

O que tem achado do café especial nacional comercializado no Brasil? Ainda é muito caro? 
O que percebo é que com mais conhecimento, o consumidor ficou mais exigente e está ficando com o paladar cada vez mais apurado e disposta a pagar um pouco a mais pelo café gourmet. A tendência é que a qualidade nos estabelecimentos que vendam e sirvam cafés gourmets melhore cada vez mais. E, ainda, como tendência, o espresso está invadindo os lares, em forma de monodoses; já as cafeterias gourmets estão servindo a bebida coada. O consumidor tem tido novas experiências com cafés, em forma de preparo diferentes, o que resulta em bebidas também diferentes. Conforme o método de preparo, o café tem novas nuanças e sabores. A venda de café embalado (‘torrado em grão ou moído) cresceu, em nossas lojas, 60% ao longo dos três últimos anos. Isso é um sinal que o consumidor, quando acredita no produto e gosta , compra, mesmo que pague um pouquinho a mais. Serviço: inscrições por email: confraria@ilbarista.com.br 

 

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