Você conhece o cupulate?

cupulate1

Um dos produtos mais curiosos e bons que provei nos últimos tempos chama-se Cupulate.  É feito da mesma forma que o tradicional chocolate de cacau (Theobroma cacao), levando como matéria-prima sementes de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) – foto acima. Pelo nome, dá para perceber que as duas plantas são da mesma família, né?

cupuaçu1

O cupulate foi registrado no Brasil nos anos 90 e o produto a que provei é da marca Amma, que já o comercializa em mercados como o Santa Luzia, em São Paulo.

chocolate bar sweet desseret sugar food

O criador da guloseima é o baiano Diogo Badaró (foto abaixo). Sou seu fã dele desde que ele apareceu com a linha de chocolates Amma, em 2010, e seus sabores da floresta nacional. Pode parecer um tanto exagerado, mas, chocólatra, a minha vida mudou desde que comprei o cacau em pó 100%, que a Amma também está comercializando.

amazonia

Mas, bem, voltando ao cupuaçu… os frutos têm polpa e semente maiores do que do cacau, explica o Diego. Isso faz com que o tempo para a criação do chocolate, ops, do cupulate, seja maior. Enquanto chocolates de difusão são feitos em dois dias, o tradicional da Amma leva 30 e o cupulate pode levar até 50 para ficar pronto.

ammaa

Diego conseguiu notas frutadas, aromas florais na sua criação. Chegou a me lembrar gardênia. O Theobrama, explica o produtor, é um gênero de planta com flor, pertencente à família das Malváceas. Abriga cerca de 20 espécies de árvores baixas, nativas às florestas tropicais da América do Sul e Central.

Amma_cacau

A árvore Theobrama grandiflorum mede entre cinco e 15 metros de altura. Suas folhas têm cerca de 30cm de comprimento, cada uma com nove ou dez pares de veios, e elas mudam de coloração ao longo da vida: começam rosadas, esverdeiam, e então os frutos de cupuaçu passam a surgir. Alongados, marrons e cobertos com uma leve penugem, os frutos têm seu sabor característicos derivado dos fitoquímicos que contém: taninos; theograndinas I e II, e outros flavonóides, incluindo catequina, quecertina, kaempferol e isoscutelarina. Ele tambem contém o alcalóide teacrina, no lugar das xantinas (cafeína, teobrimina e teofilina) encontradas no cacau. O cupulate  80% Cupuaçu Amma de 80g custa, em média, R$ 17,50.  Vale cada centavo.

badaró

Anúncios

2 thoughts on “Você conhece o cupulate?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s