Giro gourmet

banana

Ontem, no restaurante Capim Santo, em São Paulo, provei uma sobremesa muito boa de banana e tapioca grelhada, parte do festival SPBurgerFest. No cardápio, dadas as devidas licenças poéticas, o doce, servido com sorvete de caipirinha, foi chamado de hambúrguer de banana. Hoje, para minha surpresa, soube que a lanchonete paulistana Milk & Mellow acaba de criar o seu cheese banana. Leva banana cortada e aquecida na chapa, queijo, canela e açúcar polvilhado e pão de hambúrguer. É a tropicalização do sanduíche americano?

_Esfihas de zaatar_bx

Amanhã (22), o Líbano comemora os 70 anos de sua independência. Para celebrar a data, o restaurante Balila, de São Paulo, preparou uma programação especial até o dia 29. Quem passar pela casa ganha uma esfiha de záatar, tempero árabe à base de tomilho, gergelim e sumac. Essa erva é encontrada nas montanhas do Líbano e pode ser usada fresca ou seca. Aromatiza bebidas, tempera saladas e combina com queijos brancos e carnes. Na versão seca, misturada com azeite, é perfeita para se comer com pão, manouches e esfihas. (11) 3031-8033.

SONY DSC

O Santovino, em São Paulo, recebe hoje (21) Marina Bueno, enóloga da Winebrands, para um jantar harmonizado, feito especialmente para as mulheres. Todos os rótulos foram selecionados pensando no paladar feminino, com vinhos de taninos macios, textura aveludada, frutas jovens e pequeno residual de açúcar. O chef Paulo Kotzent preparou um menu (R$150 por pessoa) com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, que será harmonizado com rótulos selecionados por Marina: Norton Consecha Especial Extra Brut, Chateau Ste. Michelle Riesling, Rosamara Chiaretto, Tellus Syrah e Tokaj 3 Puttonyos. (11) 3061-9787.

mercearia_conde

Hoje (21), também tem evento na Mercearia do Conde. A cozinheira Bettina Orrico fala sobre a culinária africana em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Até 1 º de dezembro, o restaurante promove o festival “A África além do Dendê”, com receitas de diversos países, como Egito, Moçambique, Tunísia e Argélia, interpretadas por ela e pela chef Flávia Marioto. Inhame, grão de bico, amendoim, abacate, manga e especiarias, além de peixes, frutos do mar, porco e cordeiro, são alguns dos ingredientes mais usados nesta culinária. (11) 3081-7204.

rolando_massinha

Rolando Massinha acaba de lançar um livro, “Uma história de vida, com receitas de amor”, em que conta a história de da Kombi que vende massas na avenida Sumaré, em São Paulo. O volume traz 20 receitas de chefs  como Alex Atala, Alex Caputo, Álvaro Rodrigues, Andrea Kauffman, Alice Claro, Brunella Mar, Carla Pernambuco, Carole Crema, Checho Gonzalez, Fabio Koyama, Henrique Fogaça, Leonardo Bevilacqua, Patricia Polato, Rodrigo Oliveira, Sérgio Kubo e Simone Berti.

Debret_

A Casa do Saber dá início hoje (21) ao curso “História da Gastronomia: da Era Moderna ao Século 21”, ministrado pela jornalista Guta Chaves. A primeira aula tem como título “Brasil: as influências indígena, portuguesa e africana na gastronomia brasileira”. Aborda a importância da mandioca, a heranças dos povos que se encontraram por aqui, fala da civilização do açúcar, dos bandeirantes, da comida tropeira etc. No dia 28, Guta ministra “Do Império no Brasil ao século 20: D. João 6º e a influência francesa”. (11) 3707-8900.

Oui Oui_Salmão com shoyu e ervas de Provance_credito Roberta Ciasca

Especialista em culinária oriental e professor do Curso Superior de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá, o chef carioca Eduardo Jacobsohn foi convidado por Roberta Ciasca, para criar a “Rodadinha Oriental”, um menu fechado com receitas orientais apresentadas em pequenas porções (R$ 82,00, cinco pratos), no Oui Oui, no Rio Ao elaborar o cardápio, Jacobsohn pensou em receitas clássicas do Japão, como o pudim salgado de ovo com camarão (tchawan mushi), os rolinhos de rosbife marinado com recheio de pepino (nikku-kappa maki) e a costela com teriyaki (yaki niku no teriyaki). (21) 2527-3539.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s