Os doces da Laura

18.02.2005_DOCE DE LAURA FOTO: CACALOS GARRASTAZU cacalos@cacalos.com.br

Chega esta época do ano e eu só penso em doce. A confeiteira Laura Estima, proprietária do Doce de Laura, há 20 anos, na Vila Madalena, em São Paulo, foi uma das figuras que lembrei nesses dias. Faz uma doçaria de tradição essencialmente portuguesa. Um de seus pratos mais conhecidos é o sagu, que eu quase não encontro mais por aí. Gaúcha, ela faz com suco de uva, como no Sul. Fui falar com ela sobre o mundo dos doces…

18.02.2005_DOCE DE LAURA FOTO: CACALOS GARRASTAZU cacalos@cacalos.com.br

No seu entender, o que é preciso fazer para que a doçaria tradicional nacional seja cada vez mais preservada? É preciso que as pessoas valorizem a tradição e não apenas acreditem que tudo o que é novidade é bom. Seria bom diminuir a ansiedade por novidades, há muito o que apreciar entre aquilo que temos.

Bolo de milho com coco

Para você, quais são os doces que mais tem a cara do Brasil? Quindim, paçoquinha e tapioca.

 sagu

Poderia contar a história do seu sagu? Como você o faz? Poderia ensinar aos nossos leitores? Para fazer um bom sagu, a gente precisa de uma parreira perto da cozinha ou um caminhão passando na porta de casa vendendo uva preta (Isabel), como eu tinha na infância lá no Sul. Como aqui em São Paulo não é fácil ter essa comodidade, então procuro um suco de uva natural ou orgânico para preparar a receita. Coloco de molho em água natural 1 xícara de bolinhas de sagu até incharem. Derramo-as em 1 litro de suco de uva fervente, acrescento 3 cravos e 1\2 xícara de açúcar. Deixo ferver um pouco até as bolinhas terem a aparência de contas de vidro – firmes e transparentes. Desligo, espero esfriar e sirvo com creme de baunilha – creme inglês. Quando pequena, a gente não esperava fazer o creme e comia em prato fundo com leite frio.

Serviço: Doce de Laura, Rua Aspicuelta, 27, Vila Madalena, São Paulo, tel.: (11) 3811-9669.

 

Anúncios

3 thoughts on “Os doces da Laura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s