A minha pizzaria do bairro

dona_zi

Outro dia, escrevi aqui sobre o mico de algumas pizzarias de São Paulo. Muitas passaram a usar uma espécie de ração de madeira compensada no lugar de toras de lenha. Uma delas, na avenida Pompeia ainda bateu o pé falando que as suas pizzas continuam a ser feitas em forno à lenha. O forno pode até à antiga, mas vai saber a química usada nesses toquinhos de madeira… Se bobear, estão usando até petróleo na mistura.

pizza

Bem, é fácil descobrir se uma pizzaria usa mesmo forno à lenha. Basta olhar para dentro do forno… lá estarão as toras de lenha queimando. De longe, na rua, é possível saber da lenha na produção. A rua fica cheirosa, tem cheirinho de madeira queimada. Puro confort food à moda antiga.

pizza1

A minha pizzaria continua a usar lenha na produção. Sempre faço os meus pedidos na Nova Zi. Antigo restaurante e pizzaria Vecchia Zi Tereza, aberto há mais de 50 anos, na rua da Consolação, São Paulo, a Nova Zi encontra-se, hoje, na rua Fernando de Albuquerque, 270, em frente ao restaurante Mestiço.

Peço sempre a broto de massa fina, nos sabores marguerita e mussarela de búfala com rúcula. A pizza chega quentinha, com a massa queimadinha nas bordas. Tem recheio bom, mas não exagerado.

Consigo perceber o sabor de cada ingrediente usado, da farinha de trigo ao alho picado no molho de tomate fresquinho. É salgada na medida certa. Aliás, é quase sem sal (gosto de pizza sem sal). Custa R$ 35,00, a broto,.. e serve tranquilamente duas pessoas com bastante fome.

Às vezes, prefiro comer no salão. Tem 95 lugares e não é nada fashion. Em nada lembra pizzarias famosas da cidade. O público não é o mesmo dos restaurantes da frente, o Mestiço e o La Tartine, ou seja, não é gente que sai para comer, para ver e ser visto. Sempre encontro gente do bairro na casa… no grande salão que não é exatamente aconchegante, mas que me lembra das minhas primeiras viagens à São Paulo, há 30 anos, quando acompanhava meus tios a casas do centro, como Moraes, Itamarati, Acrópoles e Almanara, entre outros, com seus grandes ambientes que lembram refeitórios coletivos.

Anúncios

2 thoughts on “A minha pizzaria do bairro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s