Cacau brasileiro é destaque em feira na Alemanha

modaka2

A Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoam), de Medicilândia, no Pará, está participando pela sexta vez da maior feira internacional de negócios do setor orgânico, a Biofach. O evento ocorre em Nurembergue, na Alemanha, até amanhã (15). O principal produto da Copoam é o cacau orgânico em amêndoa produzido por 27 agricultores familiares associados. São 600 toneladas por ano.

A cooperativa integra o Programa de Produção Orgânica na região Transamazônica e Xingu, com outras cinco cooperativas do estado, onde reúne 110 cooperados. “A região é propícia para o cacau. Já temos uma cadeia de produção estabelecida”, destaca o coordenador comercial da Copoam, Jedielcio de Jesus Oliveira. Além do cacau, os associados da Copoam produzem cupuaçu, açaí, pimenta e café orgânicos – ainda em pequena escala.

modaka

De acordo com Jedielcio, a cooperativa comercializa com três grandes empresas brasileiras de São Paulo. Uma utiliza o cacau na produção de sabonetes e duas na fabricação de chocolates orgânicos. Também vendem para uma empresa da Áustria, com certificado Fair Trade (comércio justo). O coordenador conta que também participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Formação de Estoques.

Na Biofach deste ano, Jedielcio espera potencializar os negócios com empresas europeias. “A Feira é uma porta para o mercado orgânico internacional, sobretudo o europeu. Já conseguimos marcar presença e vemos grandes oportunidades de expandir a venda de um produto que vem da Amazônia. Queremos ter contato com empresas que ainda não trabalham com o cacau brasileiro”, acredita.

*

foto 2(2)

Falando em feira e em cacau nacional, há uns dias conheci o Modaka Cacau Gourmet, na feirinha de orgânicos do Parque da Água Branca, em São Paulo. O produto é vendido na banca do simpático Virgílio Ramos (foto).

Virgílio conhece bastante o cacau que vende. Ele vende nibs, cacau marrom e vermelho (este é o melhor produto). Os preços são atraentes. 100 gramas de cacau vermelho saem mais ou menos por R$ 12,00.

manteiga_cacau

Um dos destaques é que ele vende ainda manteiga de cacau. Para aqueles que querem fazer o seu próprio chocolate, em casa, o comerciante tem uma receita:

Receita de chocolate caseiro:

Ingredientes 250 g de manteiga de cacau, 125 g de cacau em pó orgânico (vermelho ou marrom), 100 g de açúcar de coco (batida no liquidificador para virar pó)

Modo de fazer Ralar a manteiga e colocar numa vasilha. Colocar o chocolate em pó e o açúcar. Até a mistura ficar homogênea e derretida. Desligar o fogo e misturar com colher de pau ou silicone. Logo que começar a engrossar, colocar em formas de bombons ou tabletes e deixar endurecer.

cacau

Virgílio avisa que todos os produtos da Modaka são feitos a partir de amêndoas 100% orgânicas, cultivadas e selecionadas pela família Viana Lima na fazenda São José (Barro Preto, Bahia), no santuário ecológico da Mata Atlântica.

“A família Viana Lima mantém a tradição de cacauicultora na região sul da Bahia desde 1896, protegendo as matas através do sistema cabruca de produção do cacau, sob a sombra de árvores nativas.” Há mais de dez anos, produz em sistema orgânico, certificado pelo IBD.

Serviço: Modaka (73) 3249-1114, (71) 9129-08061, cacaumodaka@cacaumodaka.com.br

Banca do Virgílio: (11) 97045-9400, www.emporiovirgilio.com.br

Fontes: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Tudo al dente

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s