A Interporc e a suinocultura na Espanha

Por Aline Staut
De Madri

jamon2

Esta semana o Tudo al Dente visita Madrid, Zaragoza, Burgos, Aranjues, Toledo, na Espanha, acompanhando unidades produtoras de carne suína lideradas pela Interporc, Organização Interprofissional Agrisuína Whitecloak, instituição reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama) do país, que representa mais de 90% do setor, tanto de produção como da industrialização.

Museo_del_Jamón

O objetivo da Interporc é movimentar a atividade suinícola Capa Branca, trabalhando a imagem de processadores de carne de suíno tanto na Espanha como no estrangeiro, em especial no Brasil.

presunto_cru

A press trip da qual o Tudo al dente é convidado começou na capital do país, onde um dos destaques foi a visita ao restaurante Estado Puro, de comida contemporânea,  deliciosa, desde as tapas de entrada ao cafezinho. Um dos destaques da casa é a arquitetura e a decoração, um capítulo a parte (veja as fotos abaixo).

Hotel NH Palacio de TepaO restaurante é point de modernos da cidade de Madrid.

Estado_Puro_Madrid

Aproveitamos para visitar bar de tapas, o comércio alimentício, as pequenas vendas e mercados, que resistem no país, ao contrário do Brasil, onde grandes redes de supermercados fizeram com que desaparecem.

madrid

Hoje, segunda (7), viajamos a Zaragoza (última foto deste post) para conhecer a produção de suínos da região. A Interporc tem projetos de pesquisa no lugar, com elevado padrão de saúde animal, uma característica do setor suinícola espanhol.

madrid2

O plano de internacionalização da carne de porco traçado pela Interporc pretende mostrar que o produto é artesanal, tem qualidade e promove a alimentação saudável.

VISTAS DE ZARAGOZA ( CALLE ALFONSO ) / 12/03/2010 / FOTO : OLIVER DUCH

A suinocultura da Espanha caracteriza-se por uma moderna cadeia produtiva. Por meio programas de genética e nutrição, o suíno apresenta em média 60% de carne magra e 1,5 centímetro de espessura de toucinho. Esta carne, nos últimos tempos, teve diminuição da gordura e do colesterol, em 15%, além de diminuição das calorias em 20%. É uma importante fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.

Serviço: http://www.interporc.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s