Aprenda a fazer quitutes com a chef Ana Luiza Trajano

Brasil a gosto_Fortaleza_Coxinha de macaxeira recheada de charque, jerimum e Catupiry, acompanhada de panelinha de tripa _Alexandre Schneider01

Desde fevereiro, a chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, vem realizando expedições nas doze cidades sede da Copa do Mundo 2014. Barraquinhas e pequenos restaurantes foram alvo da pesquisa. A pesquisa rendeu a criação de três cardápios de petiscos harmonizados com caipirinhas, servidos em três etapas no restaurante. O primeiro, até 11 de maio, homenageou Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo.

Brasil a gosto_Salvador_Mini acarajé – vatapá, caruru, camarão e vinagrete de tomate verde_Alexandre Schneider01

A chef serviu mini acarajés, de Salvador (acima); canudinho de massa de pastel com pernil e Catupiry, inspirados em São Paulo (abaixo):

Brasil a gosto_São Paulo_Canudinho de massa de pastel com pernil e Catupiry_Alexandre Schneider01

Também serviu cachorro quente de moela, do Recife (abaixo); e coxinha de macaxeira recheada de charque, jerimum e Catupiry, acompanhada de panelinha de tripa, quitute inspirado na comida popular de Fortaleza. A chef nos passou a receita deste último prato (veja a primeira foto do post).

Brasil a gosto_Recife_Cachorro quente de moela_Alexandre Schneider02

Coxinha de macaxeira com carne seca e Catupiry e Panelinha de tripa 

Panelinha de tripa (6 porções)

700 g de bucho limpo, 1 dúzia de tomate, 100 g bacon, 1 dente de alho picado, 1 limão (suco e raspas), 10 g salsinha picada, 10 g coentro picado, 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho, sal e pimenta a gosto. Modo de preparo: Corte o bucho em tiras pequenas. Ferva água em uma panela média e coloque para branquear, deixe por aproximadamente 1 minuto, escorra. Repita o processo 5 vezes. Logo após coloque a bucho para cozinhar numa panela de pressão com sal, louro, suco de limão e tomilho. Depois que a panela pegar pressão, deixe 25 minutos cozinhando e escorra. Reserve. Enquanto isso, para o molho de tomate, doure o bacon, refogue o alho e adicione os tomates cortados em cubos grandes, apenas sem a pele. Em fogo baixo, deixe o tomate cozinhar por aproximadamente 40 minutos, ou até o tomate se desmanchar, se necessário ir acrescentando um pouco de água ao molho, para que ele não seque. Uma vez que o molho e o bucho estiverem prontos, juntar os dois para terminar o cozimento (aproximadamente 20 min). Ajustar os temperos se necessário e finalizar com raspas de limão, a salsinha e o coentro. Servir logo em seguida.

Coxinha de macaxeira com carne seca e Catupiry (30 unidades)

2 kg mandioca cozida, 150 g amido de milho, 2 ovos, Farinha de rosca, Sal e pimenta a gosto. Recheio: 1 kg carne seca, 300 g abóbora cabotia em cubos pequenos, 150 g Catupiry, 1 und cebola picada, 80 g manteiga de garrafa e 20 g cebolinha cortada. Modo de preparo:  Passar a mandioca cozida ainda quente  em um espremedor. Depois de obter o purê da mandioca (deve estar bem seco), adicionar o amido de milho e temperar com sal e pimenta. Para o recheio, dessalgar a carne seca e cozinhá-la na panela de pressão até que fique macia, para desfiá-la. Depois de desfiar a carne seca, refogar em uma panela a cebola na manteiga de garrafa, a abóbora em cubos bem pequenos e a carne seca, refogar por cerca de 5 minutos ou até que a abóbora fique macia. Reservar o recheio e esperar esfriar um pouco, para só então adicionar o Catupiry e a cebolinha. Para modelar as coxinhas, fazer bolinhas com a massa e como o dedo indicador fazer um buraco na massa. Com uma colher de café colocar o recheio e com as palpas das mãos modelar a coxinha. Uma vez que todas as coxinhas estão modeladas, passá-las no ovo batido e depois na farinha de rosca. Em óleo quente fritar as coxinhas e servir logo em seguida.

Serviço: Brasil a Gosto: R. Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulistano, São Paulo, tel.: (11) 3086-3565

Anúncios

One thought on “Aprenda a fazer quitutes com a chef Ana Luiza Trajano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s