Aprenda a fazer sobremesa ‘moderninha’ da chef Helena Rizzo

Nespresso Chefs Helna Rizzo e Daniel Redondo

A sobremesa da chef Helena Rizzo, do restaurante Mani, de São Paulo, leva café Nespresso e serve seis porções. Veja a seguir:

Ingredientes: 200 g de creme de leite fresco; 200 ml de leite; 40 g de sementes de maracujá com a polpa; 20 g de sementes de maracujá secas; 110 g de açúcar; 2,5 folhas de gelatina incolor; 5 gemas ; 3 cápsulas de café Espresso Maragogype Reserva Especial, extraídas em 40 ml cada; 100 ml de suco de maracujá; 180 ml de água mineral; 2,8 g de ágar-ágar; 200 g de sorvete de mascarpone e 6 lâminas de caramelo de café

Elaboração: Creme de maracujá:  Leve uma panela ao fogo com 200 ml de leite, 200 g de creme de leite fresco e o maracujá aquecendo até ferver. Retire do fogo e bata no liquidificador. Coe e acrescente ao líquido as 5 gemas peneiradas e 80 g de açúcar. Leve  ao fogo brando e mexa lentamente até atingir a temperatura de 84º C. Acrescente as 2,5 folhas de gelatina incolor previamente hidratadas em água e gelo. Misture bem e faça banho-maria invertido por alguns minutos. Divida o creme em pratos sopeiros, tampe com papel plástico e leve à geladeira até que a gelatina coagule. Depois de pronto, acrescente algumas sementes de maracujá seco.

Gelatina de café:  Misture 120 ml do café Maragogype Reserva Especial (3 cápsulas extraídas na medida Espresso de 40 ml), 80 ml de água, 10 g de açúcar e 1 g de ágar-ágar em uma panela e leve ao fogo até ferver. Mexa bem. Deixe esfriar um pouco e, antes que coagule, coloque uma colher bem cheia da gelatina sobre o creme de maracujá. Cubra toda a superfície com movimentos circulares. Reserve.

Geleia de maracujá:  Leve panela ao fogo com 100 ml de suco de maracujá, 100 ml de água mineral, 20 g de açúcar e 1,8 g de ágar-ágar até ferver. Coloque o líquido em um recipiente e, em seguida, faça um banho-maria invertido até que coagule. Mexa bem e transfira a geleia para uma manga de confeiteiro. Reserve.

Montagem: Sobre a superfície da gelatina de café, coloque alguns pontos da geleia de maracujá. Finalize com uma quenelle de sorvete de mascarpone e uma lasca de caramelo de café.

Serviço: http://www.nespresso.com/br/pt/home

Foto: divulgação

Anúncios

One thought on “Aprenda a fazer sobremesa ‘moderninha’ da chef Helena Rizzo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s