Restaurante Soeta, comida para os sentidos

SOETA_TBF2490

Os chefs Bárbara Verzola e Pablo Pavon têm um dos restaurantes de comida mais surpreendentes do país, o Soeta, em Vitória (ES), em que a ideia é surpreender os sentidos.

A dupla trabalhou no extinto El Bulli, de Ferran Adrià, e acaba de ser apontada por Alex Atala como alguns dos seus mais interessantes sucessores. Falamos com Bárbara e Pablo. Veja a entrevista a seguir:

SOETA_TBF2334

Os pratos do Soeta sempre têm aparência lúdica. Há formas artísticas diversas. Poderiam dizer de onde vem a inspiração? Nunca ousamos falar que nossos pratos são obras de arte, mas pretendemos que sejam o mais bem apresentado possível, que estimulem a visão e os sentidos. A inspiração vem de vários lugares, vem das praias e do mangue, por exemplo, das montanhas no entorno de Vitória. Mas para fazer um menu de 33 pratos, como no nosso menu degustação, é preciso ter métodos, pesquisar produtos, são testes diários de pratos, pesquisa de equipamentos, de novas tecnologias. É um exercício e tanto.

Soeta_TBF5026

Pelo que vocês têm visto no Brasil, quais os movimentos gastronômicos que mais merecem atenção? A nova geração de chefs brasileiros da qual fazemos parte é interessante. Esta geração tem trabalhado no sentido de valorizar o entorno, o Brasil. Não que não seja interessante comer, por exemplo, um foie gras francês, mas vamos buscar também o mel que vem da Amazônia. Nós, sul-americanos, tivemos por muito tempo um certo preconceito e vergonha das nossas culturas gastronômicas. Agora, a coisa mudou. Temos orgulho em divulgar a nossa tradição. Cada um coloca o seu estilo a pratos clássicos, modernos, vanguardistas. Os destaques estão em restaurantes por todos os lados, em Belém, Vitória, Curitiba, Paraíba, Maceió, Rio, São Paulo, Manaus, cidades de Minas Gerais, todos têm embaixadores de grande nível.

Soeta_por.MariaSanz_354

Se tivessem de escolher dois ingredientes nacionais, seus prediletos, quais seriam eles? O que fariam com eles? Entendemos a cozinha como algo global, então fica difícil escolher apenas dois. Bem, gostamos dos cogumelos que um amigo produz em Manaus e também de algas que um fornecedor do Alex Atala tem conseguido em Santa Catarina; são produtos que nos deixam felizes.

Serviço: Rua Desembargador Sampaio, 332 – Praia do Canto, Vitória/ES, tel.:(27) 3026-4433

Fotos: divulgação

Pratos desta matéria: ostra com vinagrete gelada; feijoada de sagu com rabo de porco crocante e falso risoto carbonara (com arroz feito de gema de ovo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s