Comedoria, o novo endereço de Kátia Barbosa

Comedoria_Carne de sol com purê de queijo_Berg Silva (2)

Kátia Barbosa, do Aconchego carioca (no Rio e em São Paulo), acaba de abrir  nova casa na capital carioca, a Comedoria. O bar de comida brasileira tem opções de petiscos que vão dos bolinhos ao aipim frito, além de pratos como o nhoque de feijão verde e carne de sol com purê de queijo. “O cardápio nasceu das inspirações que eu colecionava das minhas viagens pelo Brasil. Criei receitas com ingredientes que já vinha estudando há um tempo e também incluí pratos que são homenagens a amigos queridos, também cozinheiros”, conta. O bolinho de feijoada, uma das suas mais emblemáticas criações, é o único item de do Aconchego que consta no cardápio da Comedoria. Falamos com ela.

Comedoria_Carne seca desfiada , creme cheese , rúcula_Berg Silva (3)

Quais são os movimentos mais interessantes na gastronomia nacional, hoje em dia, no seu ponto de vista? Gosto do movimento de comida popular, da busca das raízes brasileiras. Admiro trabalho de chefs como a Claudinha Luna, do Bar do Seu Luna, no Recife, que faz uma comidinha caseira; e do Picuí  (Wanderson Medeiros). Admiro a maneira como eles olham a comida, com simplicidade e amor. Também adoro o trabalho de chefs que conseguem unir isso à alta gastronomia. O Onildo Rocha, da Paraíba, por exemplo, tem uma comida sofisticada, tendo como base as raízes da nossa culinária.

Comedoria_caipirinha de kiwi,morango e caju_crédito Rodrigo Azevedo (3)

Como surgiu a ideia dos seus bolinhos tão famosos? Quando gosto de algo, pego determinado ingrediente, e tento pensar em uma maneira simples e diferente de servi-lo. Foi assim com o bolinho de feijoada. Às vezes, as pessoas querem comer um pouco da feijoada, mas não ela completa…

O que não te interessa em matéria de culinária brasileira? Não sei se seria “não se interessar.” Amo a culinária brasileira, mas tento fugir um pouco de ingredientes que são difíceis de conseguir ou trazer para o Rio. A culinária da Amazônia, por exemplo. Se você colocar no cardápio, tem que entregar aquilo para o cliente, e nem sempre é fácil conseguir os ingredientes de lá. Além do mais, a culinária de lá já foi muito falada e comentada, quero agora levantar bandeiras de outras regiões.

Aconchego Carioca_chef Kátia Barbosa_crédito Tomás Rangel

O que gostaria de falar sobre a sua nova casa, no Leblon? É um bar de comida brasileira, feita com amigos para amigos. É um projeto antigo, e que está me deixando animada. Tenho a oportunidade de brincar mais aqui. Criei receitas com ingredientes que já vinha estudando há um tempo e também incluí no cardápio pratos que são homenagens a amigos queridos, também cozinheiros. A carta de cachaça também foi assinada por dois amigos meus… acho que esse é o espírito! Um lugar bacana, perto da praia, que dá para petiscar, tomar uma cervejinha, almoçar ou tomar um caldo na madrugada. As pessoas acham que para ser um bar de comida brasileira (de verdade) tem que estar no subúrbio. Fico feliz de poder trazer esta ideia também para a Zona Sul.

Serviço: Comedoria – Rua Rainha Guilhermina, 48 – Leblon, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2294-2913

Fotos: divulgação (petiscos e bebida da nova casa, a Comedoria)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s