Quando o chocolate se torna obra de arte

Chá Earl Grey Hot_Renata Arassiro_bx

Na segunda-feira, o Tudo al Dente participou de uma aula de chocolates e ovos de Páscoa com a craque Renata Arassiro, embaixadora da belga Callebaut. O evento aconteceu na loja Bondinho. Dona de uma loja de doces que leva o seu nome, em São Paulo, a mestra fez obras de arte… bombons e ovos enfeitados e desconstruídos, todos coloridos com texturas diversas, em que usou várias técnicas. Falamos com ela. Leia a entrevista abaixo:

Cachaça de jambu_Renata Arassiro_bx (1)

Poderia falar qual o chocolate que a senhora usa nas suas criações e por quê? Utilizo Callebaut, belga e cacao Barry francês. São matérias primas de ótima qualidade, que possuem linhas bem variadas de produtos com teores de cacau diferentes e notas e sabores distintos. Assim, consigo harmonizar teores de cacau e suas notas com as minhas receitas que levam frutas típicas, cachaça, ervas e especiarias.

Linha ovos_X1A6968ok Carol Gherardi (1) (1)

Quais são as novidades da sua loja? Sempre temos novidades, a cada semana temos novos sabores que desenvolvo de acordo com os produtos da estação. Para a Páscoa, há ovos de codorna feitos com blend de chocolate branco e ao leite e pintinhas de amargo, versões divertidas de ovos fritos (foto), cozidos e até um pão com ovo. Temos também clássicos com casca recheada com flocos de massa folhada e castanhas de baru – ingrediente típico do Cerrado; de Praliné com laranja, feito com chocolate ao leite e recheados com bombons à base de avelã (Gianduia, Nutella, creme de ovo maltine, praliné com coentro em grãos); e o de Matchá, com inspiração japonesa presente na casca de chocolate amargo recheada de chocolate branco com matchá e flocos de massa folhada, recheado com bombons de matchá.

Renata Arassiro_X1A7034Crédito-Carol Gherardi (1) (1)

 O que tem achado do cacau 100% brasileiro e dos chocolates que estão sendo feitos aqui? Estou adorando o ressurgimento do cacau brasileiro. O chocolate dos embaixadores, exclusivo pra minha loja tem 68% de cacau e safra de 2012, da fazenda Boa Sentença, de Ilhéus. É um chocolate bem encorpado e de ótima acidez. E o  chocolate de origem Brasil com 66,8% é  muito bom, com ótimo amargor.

10665806_402011963299598_3369344360976429528_n

Por que o chocolate das marcas de difusão – de supermercado – ainda são tão ruins? O que poderia ser feito para que estes produtos melhorem em qualidade? No caso dos ovos de supermercado, eles são muito doces e por isso de qualidade inferior. Quanto maior a porcentagem de cacau e menor a quantidade de açúcar, melhor será o chocolate. E, ultimamente, os ovos para criança são recheados de brinquedos. Infelizmente, o chocolate é o que menos importa nestes produtos.

 Serviço: www.renataarassiro.com.br

Fotos: divulgação/ Carol Gherardi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s