Uruguai muito além da parrilla (parte II)

Panaderia
Texto e fotos: Giuliana Nogueira *
José Ignácio
Neste lugar, uma dica que é uma pérola: Panaderia de la Mama. Bem, a cidade é cara. Para quem quer comer bem sem gastar muito, a Panaderia é um oásis. Os pães são excelentes, fornecidos para as degustações na bodega Garzon. Sugestões de pratos do dia também são muito mais econômicos do que comer na maioria das casas de José Ignácio.  Na dúvida vá de empanadas e se sinta como num piquenique, duas valem por um bom almoço.
Santas negras 02
Se quiser tranquilo gastar um pouco a mais, deixe o concorrido La Huella de lado. Um pouco mais longe da costa fica o Santa Negras. É uma delicia, afastado da praia, com uma atmosfera campestre. Valeu esperar até as 21h pela jantar (sim, em José Ignácio muitos restaurantes só abrem para o almoço após 21h durante o verão).
Santas Negras
O cardápio é escrito diariamente numa lousa com o que tem de mais fresco. São cerca de 8 opções de pratos principais. Entre eles, estava o melhor peixe que comi na minha vida… por 400 pesos uruguaios (cerca de 48 reais). Fresco, temperado com excelente azeite uruguaio, acompanha legumes e batatas. Simples, mas muito bem feito. Voltaria nesse lugar uma dúzia de vezes.
Punta Del Este
L´incanto
Nada muito memorável e tudo caro. Na hora do almoço, ainda dá para conseguir um cardápio executivo na região que eles chamam de boulevard gourmet, na av. Pedregosa Sierra, onde ficam os restaurantes mais badalados da região urbana de Punta.
Alias, até feira gastronômica a região já vem abrigando. Para almoçar, provamos o L’ incanto Ristorante (foto acima e abaixo). Dica de um italiano, a refeição foi justa e o lugar realmente muito bonito faz valer a visita.
l'incanto02
Um quarteirão à frente, encontra-se o Felix Caffè (fotos abaixo). Se a ideia for um lanche rápido, um café com alfajor de maisena, ou mesmo uma pâtisserie local, o café é o lugar ideal. Um delicioso jardim com cadeiras reclináveis, uma varanda e uma casinha com uma bela vitrine de doces fazem o local muito agradável para uma pausa no meio do dia.
Felix Cafe
Cercado de verde e tranquilidade, gostaria de ter mais lugares assim em São Paulo, e menos cafeterias pasteurizadas imitando o visual descolado das casas americanas.
felix cafe 02
Colônia do Sacramento
Gimbelinne
Comer em Colônia pode sair caro. Por uma comida razoável, paga-se pela localização. Por isso foi uma surpresa quando descobrimos que jantar no Yacth Club saia mais barato, ou o mesmo preço, do que comer nos restaurantes do centro histórico.  A massa recheada com cogumelos e coberta por um molho vermelho espeço surpreendeu e encarou bem o Tannat, Los Cerros de San Juan, produzido ali mesmo, em Colônia. O salmão com batatas e molho cítrico estava equilibrado, outro acerto. E ainda agradável foi comer com vista para a marina.
Gibellinne
Pelas ruas de Colônia, também se esconde um lugar pitoresco, o restaurante Gibellinne. De fora se vê uma bela casinha com poucas mesas na calçada, no interior, o ambiente claustrofóbico e apinhado de quinquilharias chega a ser tão estranho que se torna simpático.
Na parede da sala, entre as muitas fotos antigas, a do chef chama atenção, de dólmã fumando um cigarro, me fez imaginar se algum dia ele fumou cozinhando. Uma única garçonete tenta dar conta do recado de atender a todos. A impressão que tivemos é que não havia mais que três funcionários na casa. Ainda sim, a comida foi excelente. Comemos pizza e massa, mas ambas surpreenderam pela qualidade, e tudo feito na casa. O acompanhamento foi um bom vinho do país.
*
Giuliana Nogueira é fotógrafa e RP da área da gastronomia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s