Livros de gastronomia do Senac etc

222777A

Na minha mesa de trabalho estão três livros recém-lançados pela editora do Senac São Paulo, A virtude da gula, Espessantes na confeitaria e Enciclopédia da gastronomia italiana. Todos imperdíveis!  

No decorrer da História, a visão sobre a gula tornou-se plural; dependendo da cultura, pode ser vista como sinal de status, ou como fundamento para celebrações religiosas e rituais sociais. No livro de Raul Lody, a gula é apresentada como uma virtude, liberta de seu princípio moral de pecado, e, ao longo dos capítulos, o leitor poderá se deliciar com as descrições, histórias e impressões do autor a respeito de pratos tradicionais da mesa brasileira.

No livro Espessantes na Confeitaria – Texturas e sabores, rapidamente se estabelece como uma referência primária para uma informação prática e técnica nessa importante categoria de ingredientes culinários.

Além de uma informação técnica dos vários tipos de agentes espessantes e gelificantes, a autora Sandra Canella-Rawls oferece uma extensa aplicação prática em mais de 250 receitas, como massas, líquidos, molhos, doces, produções domésticas ou industriais, testadas pela professora em sua prática executiva e acadêmica.

A Enciclopédia é um dos livros mais completos e bacanas de gastronomia que caíram em minhas mãos. São 250 receitas com técnicas e passo a passo de importantes chefs como Massimiliano Alajmo, Massimo Bottura e Teresa Buongiorno. O livro ainda traz QR codes que dão acesso a vídeos detalhados de receitas.

*

Editora_senac_blog_gastronomia

Ontem, fui ao almoço de lançamento da campanha “Do mar à mesa: consumo consciente do pescado”, no restaurante Cantaloup, em São Paulo. Promovido pela Abrasel, em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o WWF-Brasil, a promoção visa valorizar a pesca tradicional sustentável em pequena escala, criando uma conexão direta dos pescadores com grandes chefs nacionais.

Para celebrar a campanha, restaurantes da capital e do litoral de SP fazem festival de pescados entre 14 e 31 de maio, apenas com os peixes que podem ser pescados nesta época do ano. Veja a lista dos pescados e dos restaurantes no www.guiadeconsumodepescados.eco.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s