Aprenda a comprar bons queijos em sete lições

queijo canastra

O mestre-queijeiro Bruno Cabral acaba de lançar em parceria com o sommelier Manoel Beato o livro Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja (editora Senac São Paulo), em que ambos compartilham a experiência de comer queijos acompanhados de boa bebida.

Aqui, Bruno nos dá dicas essenciais para você comprar queijos de qualidade:

1 – Supermercado não é o melhor lugar para se comprar queijo em primeiro lugar. Recomende local onde tenha sessão especializada em queijos como lojas de queijos ou empórios.

queijo Fromage Velay

 Entender cada tipo de queijo:

2 – Observar a casca: Um queijo sem mofo ou outro componente na casca ( Serra da Canastra, Parmesão, Gouda, Gruyere…) não deve ter rachaduras na casca. As rachaduras indicam um mal tratamento durante a maturação

3 – Ou seja, um queijo minas meia cura não deve ter aromas forte e um queijo azul (Roquefort ou Gorgonzola) não deve ser suave de sabor e pode ter aromas mais pronunciados.

4 – Prefira queijos que não estejam a temperatura ambiente. Os queijos cortados em cunhas ou pedaços maiores devem ser mantidos sobre refrigeração e embalados com plástico film ou vácuo para evitar o ressecamento e  conservar os queijos. Já os queijos inteiros podem estar a uma temperatura controlada de não mais de 20°C, podendo estar embalados a vácuo também, porem nunca a temperatura ambiente. A embalagem a vácuo e temperatura ambiente não são compatíveis.

queijos

O queijo nunca deve ser mantido ou conservado a temperaturas acima de 20°C em hipótese alguma pois acelera o processo de degradação do queijo e prejudica o sabor e textura do queijo.

A única exceção deste caso é no consumo em casa, pois o queijo deve ser consumido a temperatura ambiente, em media de 20°C à 25°C. Porem, só antes e durante o consumo.

queijo fromage

5 – Compre menos quantidade e mais vezes. O queijo é sempre melhor conservado em lojas especializadas e além de terem uma conservação mais profissional, o giro do produto é mais rápido.

6 – Aceite recomendações do vendedor de sua loja especializada mais próxima. Ele sempre vai saber te recomendar o melhor.

 7 – Combine o queijo com o que mais gostar e compartilhe esse momento com alguém especial pois o queijo é um produto especial.

Serviço: 

http://www.editorasenacsp.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s