Folia Gastronômica de Paraty e mais…

ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Neste fim de semana acontece, no Pólo Gastronômico de Paraty, a VII Folia Gastronômica [entre 13 a 15 de novembro].  Na Rua Dr. Samuel Costa, da Igreja do Rosário até a Rua da Praia, o turista encontrará quiosques de produtos gourmets, tachadas e espaço para piquenique com tapiocaria, além de uma área especial para as crianças.

Haverá programação cultural, inspirada no universo circense, além de fanfarras e pernas de pau, que vão transportar o público ao mundo fascinante da antiga e mágica Paraty.

Na Casa da Cultura acontecem aulas com chefs e profissionais da gastronomia de todo o país, como Cozinha dos imigrantes – por Heiko Grabolle; Qual o tempero da Sua vida? – por Angélica Vitali; Cajuína – Compartilhando pesquisas, ingredientes e produtores do Piauí – por Ana Luiza Trajano e Flávia Quaresma; Tudo de banana: curd, picles e chutney – por Paula Labaki, entre outros.

É uma chance imperdível de saber o que está acontecendo nessa área pelo Brasil afora. Em frente, no quiosque da Folia, o público poderá obter informações sobre o evento, comprar os produtos oferecidos, e se inteirar do nosso programa educativo, que acontece durante o ano todo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alcançando 30 escolas municipais e beneficiando 6 mil crianças da rede.

Para as crianças, a Folia Mirim traz uma programação divertida e diversificada! Recreadores, nutricionistas, educadores, ambientalistas e, claro, cozinheiros!, apresentam o universo gastronômico aos pequenos através de oficinas com muito bate papo e mão na massa! Para os jovens haverá uma gincana com enigmas e atividades relacionados à culinária.

Os restaurantes do Circuito Gastronômico da Folia criaram surpresas saborosas com o ingrediente homenageado do ano: a banana. E com preços promocionais! Juntando três cupons fiscais após comer a Sugestão do Chef, você ganha um prato exclusivo da Boa Lembrança criado para o Festival.

Mas na rua também tem comida! Chefs convidados farão paneladas e oferecerão provas ao público passante! Tachadas de farinha de mandioca e doces também compartilharão os sabores da culinária local.

Uma parceria entre a Folia Gastronômica e os festeiros de São Benedito traz mais festa ainda ao final de semana em Paraty, com missas e apresentações folclóricas.  Ana Bueno, do ótimo restaurante Banana da Terra, está a frente do evento. A convite da Ana, estarei lá gerando conteúdos sobre a festa. \o/

Mais informações, no site da festa: http://www.paraty.com.br/foliagastronomica.asp

***

burnt-kUgB-U101908016278e2H-1024x576@GP-Web

A convite da Paris Filmes, assisti esta manhã, á cabine do filme Pegando fogo. Ambientado no mundo da alta gastronomia, o filme é estrelado por Bradley Cooper no papel do chef Adam Jones, com Sienna Miller (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo; A Garota),Daniel Brühl (Bastardos Inglórios; Rush – No Limite da Emoção), Omar Sy (Intocáveis; Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros; X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), Emma Thompson (Walt nos Bastidores de Mary Poppins; Simplesmente Amor) e participação especial de Uma Thurman (Ninfomaníaca – Vols 1 e 2; Kill Bill).

No filme dirigido por John Wells (vencedor do Emmy® pela série de TV The West Wing), Adam Jones (Cooper) é um chef fora do mercado, que vive em Londres abrindo ostras em um pequeno restaurante local. Jones causou muita dor aos ex-parceiros do restaurante no qual trabalhava em Paris – com duas estrelas Michelin. Tentando se recuperar de vários vícios, ele vai a Londres procurar seu mâitre, Tony (Brühl), para tentar convencê-lo a retomar a antiga parceria. No caminho, Jones vai encontrando antigos desafetos, talentos promissores e velhos amigos e inimigos, na busca por sua terceira estrela Michelin. Filme leve e sem pretensões, bom para assistir com um refrigerante grande e um saco de pipoca.

Estreia no Brasil dia 10 de dezembro

***

Filet de Frango ao Limão com ervas + Arroz Sírio + Ratatouille

Outro dia, a Jo Gelpi mandou aqui para minha casa alguns pratos da marca Tá na Mesa, provei lagarto com purê de mandioquinha e legumes salteados e lasanha de bacalhau. estavam ótimos.

Para os amantes da comida simples e saborosa, o Tá na Mesa oferece sua linha de pratos para o dia a dia. São sugestões como o Frango ao Curry Picante, uma receita típica da cozinha indiana que aqui é finalizada de uma forma inusitada: um pouco de manjericão colhido na horta, agregando um sabor surpreendente para esse prato. Ou então, o combinado de postas altas de Salmão grelhado acompanhado de emulsão de Maracujá, servido com Purê de Batata e Legumes. Simples, mas muito bom. E precisa de mais?

Na foto: filé de frango ao limão com ervas + arroz sírio + ratatouille

http://www.tanamesa.com.br

***

mendoa_01

O Blog de gastronomia Tudo al Dente também provou o panetone de brigadeiro da Mendoá. Criada em 2013, em Ilhéus, a empresa possui um laboratório de pesquisa onde são produzidas mais de 80 toneladas de chocolate por ano e alguns produtos sazonais: ovos de páscoa e panetones. Em São Paulo, a Mendoá está presente no St. Marche, Eataly, Santa Maria é Santa Luzia. delícia, gente. Corre para comprar.

http://mendoachocolates.com.br/

***

VANILLACARDAMOM

A Nespresso lança neste fim de ano três Variations: Vanilla Cardamomo, Ciocco Ginger e Vanilla Amaretti. As edições limitadas serão comercializada a partir do dia 9 de novembro com o preço de R$ 25,00 a embalagem com 10 unidades.

Estive no lançamento e aprendi a fazer um drink, o Festive Gin, que tem aroma de cardamomo [do Vanilla Cardamomo].

Ingredientes
40 ml do café Vanilla Cardamomo
25 ml de gim
1 rodela de limão siciliano
50 ml de tônica
20 ml de xarope de cardamomo (Monin, por exemplo)
20 g de pepino (2 palitos)

Preparo
Coloque o pepino e a rodela de limão no copo, adicione o xarope de cardamomo, o gelo, o o gim e a tônica. Em uma coqueteleira,coloque o café extraído e gelo e bata. Adicione o café gelado ao drinque.

http://www.nespresso.com.br

***

imagem_release_534599

A Escola Sorvete, que é uma escola especializada em cursos de gelados, com aulas ministradas pelo mestre Francisco Sant´Ana oferece cursos profissionalizantes que ensinam os alunos a criarem diversos tipos de sorvetes, como: picolés à base de leite e fruta, sorvetes de massa e gelatos; e confeitaria gelada, como glacées.

Para o verão 2016, a tendência são os sorvetes com nitrogênio e gelo seco. “A ideia é aproveitar o frio extremo do gelo seco e do nitrogênio líquido, explorando as texturas e as frutas da estação”, explica Francisco.  No decorrer da aula, as receitas à base de fruta, leite e chocolates serão criadas junto aos alunos. O primeiro curso à R$ 1.500/pessoa e acontece por dois dias, sendo 30/11 e 01/12, das 13h às 18h.

Escola Sorvete, Rua Apinajés, 1720, SP, Telefone: (11) 3862-1698

***

Fotos: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s