Opção Trattoria, boa mesa em Pinhal

opcao28_bx

Nas viagens que meus amigos jornalistas têm feito à Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, ou simplesmente Pinhal [minha cidade], pude ouvir vários elogiarem o Opção Trattoria, que fica no centro da cidade e tem impressionado pela boa gastronomia.

Ainda não visitei a vinícola, mas conheço o restaurante, que de fato é muito bom. Já fiz algumas visitas e conheço a casa e os sócios, entre eles, a chef Alessandra Lourenço, profissional autodidata e de grande criatividade, que tem colocado a minha cidade no mapa da gastronomia do País.

bacalhau-ao-vapor.jpg

Pratos a base de bacalhau, pato, cordeiro e massas artesanais de produção própria são o forte da casa, que cria noites temáticas com pratos e cardápios especiais [uma das próximas é o Jantar Peruano, no dia 27].

Nas entradas, destaque para o ceviche misto; a lula à dorê; parmesão com mel. Há pratos para compartilhar, como a frigideira de camarão ao alho, escarola e cebolinha e a frigideira de frutos do mar ao vinho branco e salsa, entre outros.

Fettuccine na manteiga de sálvia com vieiras, aspargos frescos (1)_tratada.jpg

Nas massas, destaques para o fettuccine com vieiras e aspargos frescos [acima]; capeletti de ossobuco com manteiga clarificada e funghi e o pappardelle com ragu de ossobuco, entre outros.

Nos principais, destaques para o carré grelhado com arroz negro e aspargos frescos; carré crocante com gnocchi ao molho pesto; lombo de cordeiro com molho de amora, arroz negro e batata no alecrim; ossobuco ao funghi com ravioli de banana da terra; bavette com crocante de alho, pilaf de arroz com funghi e batatinhas ao alecrim.

Tem ainda polvo grelhado com arroz negro e mostarda Dijon com mel; linguado ao molho de camarão no vinho branco e legumes no vapor; camarão à Capadócia e arroz com amêndoas e bacalhau grelhado, arroz com espinafre e batatas ao murro, entre outros.

opcao1_bx.jpg

Nas sobremesas, prove a banana caramelizada com sorvete de creme e paçoca de amendoim; o Mont Blanc e a mousse de chocolate amargo com farofa de pipoca.

Preço justo, uma bem elaborada carta de vinho, e música ao vivo nos finais de semana complementam a experiência dos visitantes, que buscam ambiente seguro, tranquilo e acolhedor na bucólica cidade aos pés da Serra da Mantiqueira.

Quando trabalhei no jornal A Cidade, em Pinhal, havia uma luta incessante para se colocar o local no mapa turístico do Brasil. Fico mais do que satisfeito ao saber que, agora, a gastronomia e os vinhos da Vinícola Guaspari estão conseguindo fazer isso.

camarão

Pinhal, para quem não sabe, fica a 200 km de São Paulo e a 100 km de Campinas. É totalmente acessível por excelente rodovia de pista dupla. A proximidade do Autódromo Velo Città e da Fazenda Barrinha, um dos maiores centros equestres da América Latina, tem favorecido considerável fluxo de público a esse restaurante de excelência.

A cidade tem opções acolhedoras de hotéis e pousadas, que inclusive ficam bem próximos ao Opção e que ajudam a justificar uma visita ao restaurante e à cidade.

DSC_9817

Serviço: Rua Abelardo Cesar 152 (Praça da Bandeira), tel.: 19 3661.4646, de terça a sábado, das 18h até o último cliente; aos domingos, abre para o almoço. www.opcaotrattoria.com.br

Fotos: Alessandra por Glauber Carrião; fettucine por Ale Lourenço, as demais fotos de Thais Staut

Anúncios

5 thoughts on “Opção Trattoria, boa mesa em Pinhal

  1. A matéria levantou o astral dos pinhalenses, despertando um apetite danado! Diz a sábia filosofia: O homem que colore sua aldeia torna-se universal. Kiko.

    Curtir

  2. Adorei a matéria. Fico feliz em ouvir boas notícias sobre Pinhal! Em época de passar as festas em família aproveitarei para provar o sabor da Trattoria, talvez até mesmo na companhia do Kiko, do post aí de cima, que eu estou achando que é o meu amigo Kiko Sucupira, não?

    Curtir

  3. Pingback: Opção Trattoria, em Pinhal, resgata tradições culinárias locais « tudo al dente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s