Opção Trattoria, em Pinhal, resgata tradições culinárias locais

polenta1.jpg

Outro dia, fiz um post aqui, sobre a gastronomia da minha cidade, Pinhal, com destaque para o Opção Trattoria Bar e a vinícola Guaspari.

Conversando com João Staut, sócio do restaurante, soube que a casa começa a servir pratos com fubá moído num antigo moinho do começo do séc. XX, do Retiro Santo Antônio, propriedade rural situada na estrada que liga Pinhal à pequena e charmosa Santo Antônio do Jardim.

Moinho de Pedra.jpg

“A ideia é prestigiar pequenos produtores rurais que tenham trabalho sustentável, na região, incentivando–os de forma a regatar antigas tradições”, me contou João.

O fubá usado na sua trattoria se transforma em pratos como a polenta de fubá de moinho de pedra com confit de pato e a polenta com camarões, criações da talentosa chef Ale Lourenço. “As receitas resgatam tradições culinárias de italianos que migraram para a região do estado de São Paulo no começo do séc. XX”, diz o empresário.

polenta2.jpg

Vamos lançar, em janeiro, uma série de pratos utilizando polentas especiais a partir do ingrediente elaborado no antigo e tradicional moinho de pedra, que foi restaurado e voltou a operação, este mês no Retiro Santo Antonio. O produto é feito com milho não transgênico e com volume de produção muito pequeno. O fubá aí produzido gera uma polenta muito saborosa”, contou.

café retiro santo antonio.jpg

A história da fazenda Retiro Santo Antônio, de Jefferson Adorno, é interessante. É algo que desconhecia na minha própria cidade. O lugar produz mel, silagem de milho ensacada, cafés especiais e possui uma pequena criação de gado, tudo com foco na preservação ambiental, segurança alimentar e rastreabilidade minuciosa dos processos produtivos.

A produção tem chancelas da Associação Brasileira de Cafés Especiais; da Rainforest Alliance, que exige cumprimento de rigorosas práticas sociais e ambientais; e da UTZ, que exige boas práticas agrícolas.

café exotic pinhal.jpg

Além do milho que passa a ser usado em pratos, a trattoria ainda utiliza dois produtos locais de qualidades indiscutíveis. Um deles é o Exotic Café, da Fazenda Santana [região Mogiana, foto acima], com cultivo da espécie Arábica, das variedades Bourbon, Catuaí, Icatu e Catucaí Amarelo e Icatu Vermelho. “Há ainda, é claro, os vinhos da Guaspari, vinícola que se situa a apenas dois quilômetros do restaurante”, conclui João.

Bom saber que a casa está antenada às tendências mais interessantes do mundo da gastronomia, nos dias de hoje: utilização de produtos locais, sustentabilidade e boas práticas sociais e ambientais. Não é para comemorar?

***

Serviço: Opção Trattoria, Rua Abelardo Cesar 152 (Praça da Bandeira), tel.: 19 3661.4646, de terça a sábado, das 18h até o último cliente; aos domingos, abre para o almoço. www.opcaotrattoria.com.br

Fotos dos pratos: chef Ale Lourenço; foto do moinho: Jefferson Adorno; fotos do Retiro Santo Antônio e da Fazenda Santana: divulgação.

Anúncios

3 thoughts on “Opção Trattoria, em Pinhal, resgata tradições culinárias locais

  1. Pingback: Serra da Mantiqueira e seus encantos gastronômicos « tudo al dente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s