O Natal alemão do chef Heiko Grabole

alemanha.jpg

O chef Alemão Heiko Grabole fala das lembranças de Natal na Alemanha e dá dicas de comidas especiais e tradicionais daquele país. Leia abaixo e feliz Natal a todos os leitores deste blog.

A princípio, temos a mesma imagem de Natal do Brasil, com Papai Noel etc … ganhamos presentes e jantamos com a família. Mas olhando bem de perto, o Natal do Brasil e da Alemanha são completamente diferentes, a começar pelo clima!

Na Alemanha, o Natal acontece na época mais fria do ano e também na mais escura (temos somente poucas horas de sol, se não estiver nevando ou chovendo…).

Temos luzes acesas em todos os cantos, as casas ficam super enfeitadas e, do lado de dentro, usamos muitas velas.

Logo no começo de cada dezembro (geralmente já temos neve e muito frio!), muitos compram suas árvores (que são de verdade) nos mercados específicos. Na minha vila, buscamos essas árvores direto das florestas. É uma verdadeira aventura; sempre estamos em busca da árvore perfeita! Antes de a montarmos, ela fica uns dias no porão para secar antes de decorar e colocar na sala.

Durante a época natalina, aconteçam em todas as cidades o “Weihnachtsmarkt” (feiras alemãs de Natal), onde tomamos o famoso “Glühwein” (quentão alemão – receita abaixo) e comemos lanches típicos alemãs, além de comprar tudo o que falta para enfeitar a festa.

A celebração é sempre em família. As casas estão sempre cheirando à vela, canela, nozes e chocolate derretido. O jantar geralmente conta com prato especial e, às 20h, todos vão para mesa curtir a noite. Na minha família, ainda há outra tradição: quando terminamos o jantar, todos ajudam a organizar e a limpar a cozinha, antes de abrirmos os presentes. É uma verdadeira farra da limpeza, já que todo mundo quer abrir os seus presentes.

No dia de 26, sempre nos encontramos com amigos e geralmente são feitas caminhadas nas florestas para os “Kneipe” ou “Gasthof” (bares) das outras vilas, onde somos recebidos com Glühwein e cerveja. Os encontros podem acontecer até o dia 27.

 Gluhwein

Receita Glühwein
3/4 xícara (180 ml) de água
3/4 xícara (150 g) de açúcar
1 canela em pau
1 laranja
5 cravos-da-índia inteiros
1 (750 ml) garrafa de vinho tinto de boa qualidade

Modo de preparo:
Preparo: 10min. Cozimento: 35mins Pronto em 45mins

Em uma panela, misture a água, o açúcar e a canela em pau. Leve ao fogo para ferver, diminua o fogo e mantenha a água fervendo em fogo baixo.

Corte a laranja ao meio e esprema sobre a água fervendo. Fure a casca da laranja com os cravos-da-índia e também coloque a laranja com o cravo na água em ebulição. Mantenha a panela no fogo por mais 30 minutos, ou até que a água esteja com a consistência de uma calda doce.

Misture o vinho, aumente o fogo, mas não deixe o vinho ferver. Tire os cravos que estão na casca de laranja. Sirva o vinho quente em canecas ou em copos preaquecidos (copos gelados podem quebrar).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s