Quibe: história e receitas

quibe labanie.jpg

O quibe, este quitute delicioso que todos nós amamos, teve origem no Iraque, onde era consumido por classes menos favorecidas, já que a carne era misturada ao trigo para render mais e alimentar famílias inteiras.

Conhecido como “bolinho de carne”, seu nome vem da palavra kubbeh, que, em árabe, significa “bola”.

Imigrantes libaneses o trouxeram ao Brasil, e a receita a receita árabe ganhou muitos fãs e pode ser encontrado em diversas versões. Atualmente, são incorporados recheios como queijo, presunto, entre outros.  O prato também pode ser preparado cru, assado e frito.

O restaurante Arabesco, localizado em Perdizes e na Avenida Paulista, nos passou algumas receitas. como o quibe cru, assado e grelhado. Veja abaixo:

Quibe cru

ingredientes: 1 kg de coxão mole sem gordura e moída; 1/2 kg de trigo para quiibe; 2 litros de água; 2 maços de hortelã (separe um punhado para decorar); 3 cebolas médias; pimenta síria; sal; 1 copo americano de água bem gelada; azeite a gosto

Modo de preparo: Deixe o trigo de molho com os 2 litros de água por 1 hora, dependendo da marca do trigo pode demorar 1 1/2 hora para o trigo ficar macio. Escorrer o trigo já macio em uma peneira fina. Caso, tenha moedor de carne caseiro use, ou substitua por processador ou liquidificador. O importante é triturar 2 1/2 cebolas e o hortelã já limpo (somente as folhas). Misture em uma vasilha grande a carne moída, o trigo já escorrido, as cebolas, o hortelã triturado. Pimenta síria e sal a gosto. Sovar bem com as mãos, e então acrescentar a água bem gelada e sove mais um pouco até formar uma mistura homogênea. Leve à geladeira por 15 minutos e depois corte 1/2 cebola em conchas e enfeite com a hortelã. Para se fartar, basta colocar uma porção do quibe no prato, amassar com um garfo e regar com um bom azeite. Misture e está pronto.

Quibe assado

 Ingredientes (receita para 25 pedaços): ½ quilo de patinho moído; 1 ½ xícara trigo para quibe; 1 ovo; 1 ½ colher de sopa de sal; 3 colheres de sopa de margarina; 3 colheres de sopa de suco de limão; 1 cebola média picadinha; 1 maço de hortelã bem picadinha; 2 dentes de alho picadinho; 1 colher de sopa de pimenta síria; ½ colher de café de canela; manteiga para untar (1 colher de café, em média); água filtrada (para hidratar o trigo).

Modo de fazer: Em um refratário de vidro, coloque o trigo para hidratar em água filtrada de modo que apenas fique umedecido e não encharcado. Reserve por 6 horas. Logo após este período, misture todos os ingredientes ao trigo. Em um refratário de vidro médio, acrescente a mistura e, com a ajuda de uma espátula, espalhe o quibe de modo que fique uniforme. Com uma faca, faça riscos horizontais da esquerda para a direita e vice-versa. Coloque o quibe em forno pré-aquecido em 180º. Deixe assar por cerca de 40 minutos. Sirva quente com Molho Tahine.

Quibe Labanie (foto acima)

Ingredientes: ½ quilo de patinho moído; 1 ½ xícara trigo para quibe; 1 ovo; 1 ½ colher de sopa de sal; 3 colheres de sopa de margarina; 3 colheres de sopa de suco de limão; 1 cebola média picadinha; 1 maço de hortelã bem picadinha; 2 dentes de alho picadinho; 1 colher de sopa de pimenta síria; ½ colher de café de canela; manteiga para untar (1 colher de café, em média); água filtrada (para hidratar o trigo).

Modo de preparo: Em um refratário de vidro, coloque o trigo para hidratar em água filtrada de modo que apenas fique umedecido e não encharcado. Reserve por 6 horas. Logo após este período, misture todos os ingredientes ao trigo. Faça os modelos de mini-quiibes, em forma de peão, e frite em óleo bem quente. Reserve. Sirva mergulhado em coalhada fresca (receita abaixo).

Receita de Coalhada Fresca

Ingredientes: 1 litro de leite integral; 2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo: Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente 45º C. não dispondo de um termômetro, proceder da seguinte maneira: colocar o dedo no leite e contar até dez; em se suportando a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada. À parte, diluir o coalho em um pouco do próprio leite morno e juntar ao restante. Mexer bem, airando com uma concha da seguinte forma: mergulhar a concha no leite, levantá-la e, do alto, verter o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repetir o procedimento algumas vezes.

Finalização

Em uma vasilha de louça ou vidro coloque a coalhada fresca quente. Mergulhe os mini-quibes à vontade.

 Serviço: Arabesco, Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes, tel.: (11) 3872-8164  e Av. Paulista, 1765. tel.: (11) 3289-5664 www.arabesco.com.br

Foto: divulgação

Anúncios

One thought on “Quibe: história e receitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s