Faculdade de gastronomia na Ilhabela e mais…

ilhabela gastronomia.jpg

Esta manhã, estou indo à Ilhabela, conhecer a nova Faculdade de Gastronomia, Hotelaria e Turismo local, que vem atender à demanda do município que tem no turismo sua principal atividade econômica.

A exuberância paisagística da cidade, nascida da mescla entre o maior remanescente de mata atlântica intocada do Brasil e o Oceano Atlântico, garantem uma ambiência urbana especial, que favorece a atividade turística. Todo mundo sabe disso, não é?

Pois a nova faculdade funcionará no Parque da Fazenda do Engenho d’Água, área com 43. 506 m2. A casa sede da fazenda segue a tradição das Ilhas Atlânticas, um sobrado avarandado feito de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique.

Os porões que serviam de alojamento para os escravos contam com seteiras, abertura na muralha, que permitia aos defensores lançarem flechas contra invasores e saqueadores da época. São ao todo cinco construções e objetos do século XVIII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída.

O conjunto é tombado pelo Patrimônio Histórico, Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Condedephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Com a construção da Faculdade e do Hotel Escola, a casa sede da Fazenda abrigará o Museu da Cachaça.

***

xnr9DAtuWT-LPdB4hRqm4kMGfjWKD7y3nBbLGhG_UJM,68HCwm06igkKZascUm475kQeovX1ps1S2aVH6fy7lG0.jpg

Na semana passada, conheci a simpática Regina, que tem um negócio prá lá de curioso na área da alimentação, o Clube dos Pães, que funciona em São Paulo, e que vende ótimos pães congelados para hotéis e restaurantes.

A história da marca começou em 2009, com  o chef francês Michel Darqué, ex Unique Garden e Remy Belin, ex Chef da Deli Paris, que fundaram em São Paulo o Clube, produzindo pães diversos com delicadas técnicas e tradições francesas, envolvendo inclusive o levain, que é a fermentação natural.

Rapidamente, o Clube dos Pães conquistou a preferência do exigente mercado de hotéis e restaurantes da capital. Para reforçar a sua equipe, Michel Darqué contratou o jovem Alexandre Fenyvesi, gastrônomo formado pelo Senac, que já havia pilotado fogão no Blú Bistrô e no Le Atelier Michel Darqué.

O universo de pães gourmet conquistou o chef Alexandre Fenyvesi que, em dezembro do mesmo ano, assumiu o comando do negócio.

Atualmente, os produtos do clube estão no Blú Bistrô, no Cesar Park, no Così, Gardenia Pinheiros, Ici Bistrô, Le French Bazar, Le Repas, Marcel, Piazza 36, Chef Rouge, entre outros. Vale a pena conhecer! vendas@clubedospaes.com.br

***

grazie napoli pizza.jpg

Esta semana ainda conheci um achado em Santo André, a pizzaria Grazie Napoli, que além de ter ambiente lindo, faz pizzas deliciosas com a típica receita napolitana, possuindo o selo da Pizza Original Napolitana, algo concedido a apenas quatro pizarias nacionais.

A massa é elástica, como eu gosto! Os preços são convidativos e os sabores incríveis. Eu, Lu Mastrorosa, e Horst Kissmann provamos a pizza caccio e pepe (branca, com molho de tomate, com queijo e pimenta); a rosa (sem molho de tomate, com cebola roxa e alecrim); a de pesto com queijo; uma de queijo, trufas e ovo frito; e a estrela, que tem formato de estrela e que vem recheada nas bordas com ricota fresca. Só falo uma coisa: coloca esta pizzaria na sua rota!  Rua das Aroeiras, 317 – Jardim, Santo André – SP, Tel.:(11) 4509-3219

***

BOUCHERIE HARMONIZADO CERV CARNE.jpg

Amanhã (24), a  Ct. Boucherie, do Rio Design Barra, organiza jantar harmonizado com cervejas. Os chefs Didier Labbe e Jessica Trindade oferecem menu que privilegiam carnes escoltadas por cervejas americanas e espanholas. No comando das garrafas, o sommelier de cerveja Pedro Barcellos aposta em rótulos que mesclam sabor mais caramelizado, proveniente do malte,com o amargor, de médio a intenso, que remete ao terroso e floral. Um dos destaques é a cerveja criada por Ferran Adrià, do El Buli, que encerrou atividades em  2011.
Entrada: Brochette de polvo com pesto e tapenade. Cerveja: Estrella Damm Inedit, criada por Adrià e Juli Soler, elaborada para acompanhar os pratos da alta gastronomia. Estrella Damm Inedit é uma mescla de maltes de cevada e trigo, aromatizada com lúpulos e especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. Frutada e floral, nos proporciona notas doces no paladar. 
Segundo prato: Costeletas de porco Barbecue e alho poró confitado. Cerveja:  Brooklyn Lager. Uma das cervejas mais consumida de Nova York, a Brooklyn Lager não deixa a desejar. Com forte presença de malte, a Brooklyn Lager é equilibrada pelo amargor dos lúpulos Vanguard, Cascade, e Hallertauer Mittelfrueh, que lhe proporcionam aromas florais.
Terceiro prato: Picanha grelhada ao molho bearnaise, aspargos e jamon de parma.
Cerveja:  Brooklyn India Pale Ale. A Brooklyn East India Pale Ale é uma cerveja profundamente dourada produzida com maltes e lúpulos ingleses. Passa, como manda a tradição, por um processo de dry-hopping que traz a tona aromas frescos de capim limão e frutas cítricas. Tem amargor bastante robusto, sabor de malte e um fim lupulado.
Sobremesa: Petit Gateau de milho verde com sorvete de canela. Cerveja:  Brooklyn Pumpink Ale. Os primeiros colonos americanos, na procura por ingredientes locais para inserir em suas cervejas, se voltaram para as abóboras, que eram numerosas, saborosas e nutritivas. Misturadas com cevada, elas se tornaram um ingrediente comum nas cervejas. Post Road Pumpkin Ale traz de volta essa deliciosa tradição. Centenas de quilos de abóboras trituradas são adicionadas em cada brassagem criando um líquido de coloração âmbar alaranjado, com um aroma de abóbora e especiarias, centro malteado e um final cheio de frescor. Serviço: CT Boucherie Rio Design Barra; dia 24 de Maio; 20h; valor: R$: 180,00. Reservas: (21) 3328-2187

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s