‘Opção Trattoria’ cria carta de vinhos da Serra da Mantiqueira

opcao trattoria.jpg

Quando eu era criança, ouvia dizer que morava na ‘terra do café’. De fato, minha cidade, Pinhal, tem o café como uma de suas principais economias. O lugar está inserido na região Mogiana, um dos melhores terroirs de café do mundo.

Mas as coisas mudam…

E a região começa a ser conhecida como ‘terra do vinho’, graças à nova e festejada vinícola Guaspari, criada há pouco na cidade, que vem ganhando selo de excelência graças à qualidade de suas bebidas.

Surpresa boa saber que João Staut acaba de criar uma carta de vinhos com exemplares da região no Opção Trattoria, em Pinhal. “A Serra da Mantiqueira, maciço rochoso que serpenteia por 500 km ao longo da divisa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e que apresenta altitudes que variam de 1000 a 2800 m, sempre foi reconhecida pela excelência dos cafés produzidos. Nos últimos anos, cultivos alternativos ao café – tais como oliveiras, flores e vinhedos – vem sendo introduzidos nessas montanhas com resultados muito promissores”, diz João.

“Dentro desse cenário,  vinhedos de varietais com potencial de produção de vinhos finos e conduzidos através do sistema de ciclo invertido, com maturação no inverno viabilizaram a produção de vinhos de alta qualidade”, completa.

Diferentes temperaturas entre noites frias e dias cálidos e ensolarados, nos meses de maio e junho, favorecem a maturação lenta das vinhas, agregando caráter único aos vinhos produzidos no lugar.

Premiações internacionais, amplos comentários da imprensa especializada vem promovendo os vinhos produzidos no mais novo e promissor terroir brasileiro. Com intenção de agrupar os produtos da região num só lugar, e a sua degustação acompanhados de pratos da culinária regional, o Opção Trattoria incorporou alguns desses vinhos à sua carta. “Os vinhos da Guaspari, Casa Verrone (cidade de Caldas/ MG) e Estrada Real (região de Três Corações) estão reunidos para consumo no restaurante e para aquisição do público”, diz o empresário. 

Se você não conhece Pinhal e região, é bom frisar que o lugar tem pousadas bacanas, cachoeiras, enfim, é um passeio e tanto, a apenas duas horas de carro de São Paulo.

Além disso, é bom dizer que, na região da Mantiqueira, há pelo menos 2o produtores rurais estão desenvolvendo projetos relacionados ao vinho.

Serviço: Opção Trattoria, Rua Abelardo César, 152 – Centro, Espírito Santo do Pinhal – SP, tel.: (19) 3661-4646 http://www.opcaotrattoria.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s