Dalton Rangel lança primeiro livro

O amigo Dalton Rangel lança hoje seu primeiro livro, Por amor ao sabor – as melhores receitas das cozinhas por onde andei (editora Alaúde), Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, São Paulo), a partir das 18h30. Vamos  lá pegar uma dedicatória? E amanhã, quinta, o lançamento acontece no Rio, na Florense Barra da Tijuca, a partir das 17h.

Ele nos passou duas receitas do seu livro. Veja abaixo:

Galinha-a-Cabidela-1219.jpg

Galinha de cabidela

Estávamos gravando um dos episódios de Homens Gourmet na cidade de Bananal, no interior de São Paulo, e, ao visitar uma das fazendas remanescentes da época do café, resolvi fazer um prato com fortes influências dos nossos colonizadores. Aprendi esta receita com os funcionários do Terreiro do Paço, restaurante que o chef Vitor Sobral mantinha em Lisboa e onde trabalhei por oito meses. Eles preparavam este arroz com galinha caipira temperada com sangue e muito vinagre. Me lembro de salivar a cada garfada, com o sabor intenso do prato e o ácido do vinagre. Não conseguia parar de comer até terminar a panela inteira.

Rende 4 porções

2 cebolas picadas, 1 pimentão verde picado, 1 pimenta dedo-de-moça inteira, 1 xícara de salsinha picada, sal a gosto, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 1 galinha inteira cortada em pedaços, mais o sangue da ave, 1 cenoura picada, 2 talos de salsão picados, 2 xícaras de caldo de legumes, 1 xícara de arroz parboilizado, 1 xícara de vinagre de maçã ou vinho branco, cebolinha picada a gosto

1 Em um pilão, amasse metade da cebola, o pimentão verde, a pimenta dedo-de-moça e a salsinha, tudo picado em pedaços pequenos. Adicione o sal e o azeite e amasse mais um pouco. Se não tiver pilão, use o liquidificador. 2 Tempere a galinha já cortada com a mistura do pilão. 3 Em seguida, frite a carne em uma panela com azeite e o tempero. 4 Adicione o restante da cebola, a cenoura e o salsão. Despeje o caldo peneirado até cobrir o frango. 5 Acrescente o arroz e deixe cozinhar. Por fim, quando o arroz já estiver cozido, junte o sangue de galinha misturado com o vinagre e uma pitada de sal. Cozinhe por mais 2 minutos. 6 Decore com cebolinha fresca.

Profiteroles.jpg

Profiteroles com calda de echocolate

A minha memória não passa nem perto da perfeição. Quando se trata de datas e nomes, pode ter certeza de que vou cometer uma gafe. Não me lembro do nome do restaurante que frequentávamos todos os fins de semana na minha infância, mas a receita de profiteroles com calda quente de chocolate eu jamais esqueci. Rende 4 porções

Para a massa:  ½ xícara de água, 2 colheres (sopa) de manteiga, sal a gosto, ½ xícara de farinha de trigo, 2 ovos

Para a ganache: ½ xícara de creme de leite sem soro, 150 g de chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos

Para o recheio: 200 g de sorvete de creme

1 Para a massa, leve ao fogo uma panela quente com a água, a manteiga e um pouco de sal. Deixe derreter a manteiga. 2 Acrescente a farinha, mexendo bem para não empelotar. Deixe cozinhar até a massa soltar do fundo da panela. 3 Coloque a massa na batedeira e deixe bater bem devagar, esfriando aos poucos. Adicione os ovos, ainda com a batedeira ligada, até obter uma massa homogênea. Quando a massa estiver fria, coloque-a em um saco de confeitar. Sobre uma assadeira, aperte o saco de confeitar e faça bolinhas. 4 Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 10 minutos, depois baixe a temperatura para 180 °C e deixe por mais 10 minutos. 5 Para a ganache, aqueça o creme de leite até quase ferver. Retire do fogo e misture com o chocolate. Deixe descansar por 5 minutos, até o chocolate derreter por inteiro. Misture bem e reserve em temperatura ambiente. 6 Para montar, corte as bolinhas ao meio e recheie cada uma com sorvete de creme. Disponha em uma taça e despeje a ganache por cima.

_dantonrangel

Fotos: divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s