“Fartura – Comidas do Brasil” lança calendário com festivais gastronômicos em SP, BH, Tiradentes, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Belém e Lisboa

Mônica-Rangel-Gosto-com-Gosto-Foto-Divulgação-3-770x536

Desde 2012, a plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais, livros, programas de rádio e em projetos customizados. Os Festivais Fartura, principal produto da plataforma, levam esse conteúdo pesquisado ao público em forma de experiência.

Sempre com o tema “Comidas do Brasil – da origem ao prato”, os Festivais Fartura – Comidas do Brasil agora acontecem em todas as regiões do país – do Sul ao Norte – com o lançamento do calendário 2018 em Porto Alegre, nos dias 5 e 6 de maio. Segue para Brasília (junho); São Paulo (agosto); Tiradentes (agosto), Belo Horizonte – nas versões tradicional e Kids (setembro); Fortaleza (novembro) e Belém (janeiro/19). A plataforma também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em outubro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

“A gastronomia tem um poder transformador não só no aspecto cultural, mas também econômico no Brasil. Em 2016, a indústria da alimentação faturou 614,3 bilhões de reais e recebeu um investimento de mais de 20 bilhões. Gerou 1,6 milhões de empregos diretos. Em 2017, depois de dois anos de recessão, a economia do Brasil voltou a crescer e  boa parte veio do campo, já que o PIB da agropecuária aumentou 13% em 2017. A safra agrícola bateu recorde com de grãos – 240 milhões de toneladas, 29,5% a mais que 2016. Esses números só exemplificam uma parte da grandiosidade do setor. O prato é o ponto final dessa cadeia e o consumidor – seja um restaurante ou o consumo doméstico – precisa entender o que está por trás de uma refeição. Só assim vamos dar mais importância ao que comemos”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.

Serviço: www.farturabrasil.com.br

Na foto, a chef Monica Rangel, do Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá (RJ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s