“Junta Local”: feira gastronômica “do bem” na Barra da Tijuca

11391192_830124143690988_5350796405116662698_n

“Comida boa não tem rótulos. Somos plurais e juntamos diferentes perfis de produtores e propostas em relação à comida. Nossas feiras são a plataforma para muitos expandirem seus horizontes, experimentarem novos sabores e celebrar uma nova relação com a comida.” Assim se apresenta o projeto Junta Local em seu site.

A feira acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de abril, reunindo um coletivo de pequenos produtores, onde é possível conhecer produtores que fazem parte da plataforma de aproximação e mudança do sistema alimentar proposta pelo projeto (http://www.juntalocal.com), originado em agosto de 2014 em Botafogo.

10127_img1

Veja abaixo alguns dos produtores que estarão na feira:

2cabeças: marca cervejeira criada por Bernardo, um dos principais agitadores da cena cervejeira carioca. A 2cabeças surgiu no final de 2011 por iniciativa de cervejeiros caseiros cariocas que, sem muitas pretensões, lançaram um lote de Hi5 Black IPA feita numa panela em casa. A cerveja ganhou destaque e junto com os sócios Salo Maldonado e Maíra Kimura, Bernardo resolveu levar o negócio adiante.

Cafezal em flor: O sítio produtor está situado a 950m de altitude, na Serra da Mantiqueira, com ótima estação chuvosa no período de florada e enchimento dos grãos e um período seco no final da maturação dos grãos. Noites frias e dias quentes e secos produzem excepcional condição de colheita e pós-colheita, fatores fundamentais para a qualidade do café.

Brasil Pimentas: Denise, a produtora da marca situada na região dos lagos, no estado do RJ, anda com uma maleta de conteúdo explosivo. No seu interior, pimentas de variedade de aromas e sabores. Denise é uma espécie de missionária das pimentas e faz questão de que todo mundo prove nem que seja algumas gotinhas delas. Uma das pioneiras a plantar e produzir pimentas fortíssimas no Brasil, ela cuida de todas as etapas, do plantio até a produção de conservas e molhos. Na Junta está com suas “pimentinhas”, que têm nomes sugestivos como Infinity Chili, Barrackapore, e Carolina Reaper.

Fazenda Marinha Vieiras da Ilha: Um time multidisciplinar de biólogos marinhos e empreendedores estão oxigenando as águas da baía de Ilha Grande com sua fazenda de vieiras nativas. Os franceses chamam essas pérolas carnudas de coquille saint jacques. Na Junta Local elas são as vieiras da Ilha (foto acima).

Tribo japa: O japonês Masanobu Fukuoka faz pratos com agricultura sem fertilizantes ou agrotóxicos (foto abaixo de um dos seus pratos).

10348_img1

 

Rancho das Vertentes: O capril foi criado em setembro de 2014 em Barbacena-MG por Edson Cardoso, Eloisio Francisco e suas respectivas esposas Sandra Canton Cardoso e Rosangela Canton Francisco, com foco em produção e venda de leite de cabra. A construção do capril é rústica e se utiliza de materiais ecologicamente corretos e que concedem conforto aos animais.

Serviço: Cidade das Artes, 21 2 22 de abril, das 11h às 19h, Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, tel.:  (21) 3325-0102. Grátis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s