Receitas

Aprenda a fazer quitutes da chef Elzinha Nunes

linguic3a7a

Aprenda a fazer três quitutes mineiros da chef Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha. Entre eles, a linguiça defumada da foto abaixo. Veja as receitas: aqui.

Linguiça caseira de lombo ou paleta (40 a 50 porções, para aperitivo)

Ingredientes: 5 kg paleta moída grossa (se for lombo colocar 200 g de toucinho por kg), 1 amarrado de tripa calibrada, 300 g de alho em grão inteiro,1 molho de cheiro verde, 3 cebolas médias, sal para formar a pasta (na média de 01 colher de sobremesa por kg de carne) e pimenta malagueta a gosto. Suco de 3 limões.

Modo de preparo: Prepare a pasta de sal com alho (tudo no liquidificador); tempere a carne já moída grossa, misture bem para o tempero ficar uniforme; lave a tripa em água corrente por dentro e por fora, coloque limão na última água; monte a máquina, amarre a ponta da tripa (ou prender na mão) encha de carne tomando o cuidado de não forçar muito para ela não estourar; faça as rodilhas e em seguida, fure com palito ou espinha de laranjeira para tirar o ar. Pode congelar por 30 a 40 dias. Dicas: Tempere a carne de véspera, passe limão na tripa para tirar o cheiro. Asse em rodilhas para dar boa apresentação. Acompanhamentos sugeridos: arroz com alho, tutu de feijão, couve, pão de queijo, molho de rapadura e batidinha de limão ou somente pão para fazer sanduíche.

Feijão Tropeiro (10 porções)

_Foto

Ingredientes: 500 g de feijão carioca ou roxinho, 200 g de farinha de mandioca, 200 g de toucinho de porco ou bacon, 1 concha de gordura de porco (óleo de canola ou de milho), 1 colher de sal com alho, 1 cebola média em cubinhos, 4 dentes de alho picadinhos, 5 ovos, Cheiro verde ( salsa e cebolinha ) a gosto, Pimenta a gosto.

Modo de Fazer: Cozinhar o feijão e reservar. Fritar os ovos e reservar. Fritar o bacon e reservar. Na mesma panela que fritou o ovo e o bacon, acrescentar a gordura de porco, o alho, a cebola e o sal. Refogar o feijão, deixando ferver por uns 5 minutos. Acrescentar a farinha de mandioca aos poucos. Depois de pronto colocar o bacon e por último os ovos e o cheiro verde. Acompanhar com linguiça caseira e couve.

Palitos da mamãe

palito

Ingredientes: 200 g de manteiga, 400 g de açúcar, 6 ovos, 1 colher (sopa) de amoníaco,  ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em caldo de ½ limão, leite até o ponto de enrolar, 1 pitada de sal, vanelina a gosto, farinha de trigo para amassar (aproximadamente 1 kg).

Modo de Fazer: Bater as claras em neve e reserve. Misture todos os outros ingredientes e vá colocando trigo aos poucos. Abra partes da massa com o rolo. Corte os palitos, passe no açúcar cristal. Asse em forno já aquecido e depois coloque todos juntos numa assadeira, voltando ao forno baixo para torrar.

Serviço: Dona Lucinha, Av. dos Chibarás, 399, Moema, São Paulo, tel.: (11) 5051-2050

_________________________________________________________________________

Aprenda a fazer sangria com vinho branco, rosé e tinto

imagem_release_153125

Pedimos para o barman Antonio Mesquita, do bar e restaurante Pé de Manga, em São paulo, as receitas das suas sangrias refrescantes que são a cara do verão. Veja abaixo:

Sangria de vinho branco (tempo de preparo: 5 minutos, rendimento: 1 jarra de 1 litro) Ingredientes: 12 uvas Itália, 1 pedaço de abacaxi picado (1 xícara de chá),1 maça vermelha com casca (picada), 1 laranja pera (picada e sem casca), 4 fatias de bananas da terra, 4 fatias de manga madura, 50 ml 1 dose de rum carta ouro, 50 ml 1 dose de Cointreau1 garrafa de vinho branco seco, 50 ml de soda limonada, açúcar a gosto, decoração: 3 fatias de laranja e 3 fatias de limão siciliano, gelo a gosto. Modo de Preparo: Em uma jarra, colocar todas as frutas, as bebidas, o vinho, açúcar, o gelo, a soda e mistura tudo.

Sangria rosé (5 minutos, rendimento: 1 jarra de 1 litro) Ingredientes: 12 uvas Itália, 1 pedaço de abacaxi picado (1 xícara de chá), 1 maça vermelha com casca picada, 1 laranja pera picada sem casca, 4 fatias de bananas da terra,1 fatias de manga madura, 50 ml 1 dose de rum carta ouro, 50 ml 1 dose de Cointreau, 1 garrafa de vinho rosé ou espumante rose, 50 ml de soda limonada, açúcar a gosto, gelo a gosto, decoração 3 fatias de laranja. Modo de Preparo: repita a operação acima.

Sangria de vinho tinto (5 minutos, 1 jarra de 1 litro) Ingredientes: 12 uvas Itália ou uva Rubi, 1 pedaço de abacaxi picado (1 xícara de chá), 1 maça vermelha com casca (picada), 1 laranja pera (picada e sem casca), 4 fatias de bananas da terra, 4 fatias de manga madura, 50 ml 1 dose de rum carta ouro, 50 ml 1 dose de Cointreau, 1 garrafa de vinho tinto seco, 50 ml de soda limonada, açúcar a gosto, gelo a gosto. Modo de Preparo: repetir a operação acima.

Serviço: Pé de Manga, Rua Arapiraca, 172, Vila madalena, São Paulo, tel.: (11) 3032-6068. 

_____________________________________________________________________

Aprenda a fazer três sopas refrescantes para dias quentes

Quem disse que no verão não se toma sopa? Eu me sinto restaurado ao tomar uma sopa morna ~ ou um caldo frio ~ no fim do dia. Alimenta, restaura, hidrata. Para que não se torne pesada, a ideia é fazer caldos leves, com ingredientes frescos, com muito legume, alguma proteína e pouco carboidrato. Pedimos três receitas para a chef Edir nascimento, do 339 Gastronomia.  Veja as sugestões a seguir:

Sopa de cenoura com anis estrelado

cenoura_sopa

Ingredientes: 1 kg de cenoura descascada, 1 dente grande de alho picado, 1/2 cebola picada, 1/2 alho-poró picado, 2 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol, 1/2 galho de salsão picado, 2 colheres (sopa) de vinho branco seco, 3 sementes de anis-estrelado, 1 bouquet garni, 2 litros de água, Sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de cebolete picada para decorar.

Preparo: Corte a cenoura em fatias grossas. Leve ao fogo uma panela com o óleo. Junte a cebola e o alho e refogue. Junte o salsão, o alho-poró, a cenoura, o anis e o vinho. Refogue por alguns minutos. Acrescente a água, o bouquet garni e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver por 1/2 hora e tire do fogo. Retire o salsão, o bouquet garni e o anis. Coloque o caldo no liquidificador e bata até que fique homogêneo. Peneire. Na hora de servir, coloque a sopa numa terrina e decore com cebolete picada e anis-estrelado. Tempo de preparo: 1 hora.

Rendimento: 6 pessoas.

Sopa fria de pepino com iogurte e caviar

sopa_pepino

Ingredientes: 2 pepinos japoneses médios, 1 copo de iogurte natural, algumas gotas de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 pitada de noz-moscada moída na hora, 4 colheres (chá) de caviar, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada.

Preparo: Descasque os pepinos. Corte em pedaços e coloque no liquidificador com a metade do iogurte. Bata até que fique homogêneo. Retire do liquidificador para uma tigela. Junte o resto do iogurte. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Leve para gelar por 2 horas. Sirva em taças de dry martini. Regue com azeite de oliva e algumas gotas de suco de limão. Coloque 1 colher de caviar em cada taça e decore com a cebolinha verde. Tempo de preparo: 20 minutos (mais 2 horas para gelar). Rendimento: 4 porções. Observação: fica boa também sem caviar.

Gazpacho com salada de camarão

sopa2

 Ingredientes para o gazpacho: 1/2 pepino japonês médio, 1 litro de suco de tomate pronto, 1/2 cenoura descascada em pedaços, 1/2 kg de tomates maduros sem pele nem sementes, 1/2 pimentão vermelho pequeno, 1 dente de alho inteiro, 1/2 cebola picada, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, molho Tabasco a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para a salada de camarão: 1/2 kg de camarão pequeno descascado e limpo, 100 g de palmito fresco cru desfiado, 100 g de broto de alfafa, 6 folhas de alface lisa picada fino, 1 colher (sopa) de cheiro-verde,  3 colheres (sopa) de azeite de oliva, cebolete, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo do gazpacho: Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coloque na geladeira. Preparo da salada: Numa panela a vapor, cozinhe os camarões por 5 minutos. Salpique sal e pimenta a gosto. Misture o camarão cozido a todos os outros ingredientes. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e coloque na geladeira. Sirva o gazpacho em taças de vidro ou em tigelinhas. Em cada taça, coloque 1 colher (sopa) cheia da salada de camarão sobre a sopa. Regue com azeite de oliva e algumas gotinhas de Tabasco.Tempo de preparo: 1 hora. Rendimento: 4 porções.

_____________________________________________________________________

RECEITAS ANOS 70

croquete

Eduardo, meu pai, foi funcionário público, em Pinhal/SP, e cozinheiro diletante. Como o poeta Carlos Drummond de Andrade. Mas, em vez de escrever poesia, compilava receitas de amigos e familiares. Me lembro de visitá-lo, em sua mesa de trabalho, em 1979, na Companhia Paulista de Força e Luz da cidade, onde trabalhava. Vi-o, várias vezes, reunir folhas com as as tais receitas. Eu tinha sete anos e essas cenas eu vi, mais ou menos, um ano antes da sua morte. As folhas ficavam reunidas no tampo da mesa, ao lado de uma máquina de escrever, com os títulos escritos com letras metade em vermelho, metade em preto.

Parte dessas receitas se perdeu nesses mais de 30 anos, mas parte foi guardada por minha mãe, Cleusa, e meus irmãos, André e Aline. 

Para essa compilação que agora publico, procurei respeitar a forma em que ele escrevia as receitas. Algumas vezes, apenas cita os ingredientes, de forma frívola, como se todos soubessem os procedimentos para a recriação do prato. Outras vezes, cita o modo de preparo de uma receita superconhecida e nada mais. Há medidas peculiares, como por exemplo, ‘um pires’ de açúcar, farinha, queijo ralado, ou então, uma xícara de café de qualquer coisa… Chama a atenção também o nome de certas receitas, biriba, amor engaiolado, pudim de copinho, entre receitas de amigos e vizinhos, como, por exemplo, bombocado da Paulistina, pão do padre Barbudo…

Falando na Paulistina, me lembro bem dessa senhora que passava duas vezes por semana, pelas ruas centrais da cidade, vendendo  empadas e bombocados. Também me lembro dos aromas de domingo de manhã, quando meu pai ia para a cozinha, para fazer dobradinha, bacalhau ao forno, estrogonofe, entre outros.

Aqui, leitor, você vai encontrar receita simples, como brigadeiro e beijinho, entre pães com toque gourmet, empada de liquidificador, salgadinhos feitos com mortadela. Caso tenha alguma dúvida em fazer esses pratos, escreva para o Tudo Al dente, que vamos ajudá-lo nessa tarefa de recriar receitas que mostram um pouco dos costumes nacionais de uma família típica de classe media brasileira dos anos 1970.  Bom apetite!

Antônio Carrion

Petiscos e Salgadinhos de festa

SONY DSC

Picles caseiro

1/2 buquê pequeno de couve-flor, 2 cebolas, 2 pimentões, 1 pepino, 1 cenoura, 1 litro de vinagre branco, sal a gosto, algumas pimentas do reino inteiras. Picar a couve-flor, as cebolas (em camadas) e os pimentões (descartar as sementes). Descascar e cortar penino e a cenoura em, rodelas. Se quiser, fazer flores manuiais, com uma faca pequena e bem afiada. Colocar numa panela com água e sal e ferver por 5 minutos. Deixar esfriar por mais 10 minutos, escorrer e arrumar em um vidro. Colocar sementes de pimenta e cobrir com vinagre. Tampar e deixar descansar por dois dias fora da geladeira. Conservar em geladeira depois de aberto.

Croquetes de camarão

Lave um quilo de camarões com casca, coloque numa panela cubra com 1 litro de água fria. Junte uma folha de louro, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho amassados, 3 ramos de salsa e 3 cebolinhas. Tempere com sal e pimenta à vontade e leve ao fogo em temperatura moderada, fervendo por 3 minutos. Deixe esfriar, escorra o caldo e reserve. Descasque os camarões e amasse com o garfo. Reserve. Doure 2 cebolas raladas e 1 dente de alho bem amassado em 2 colheres de (sopa) manteiga. Junte 3 tomates sem peles e sementes picadinhos e cozinhe uns minutos. Adicione os camarões e diminua o fogo. Misture ½ litro de caldo reservado com 4 colheres (sopa) de maisena cheias e 3 gemas. Despeje sobre os camarões e cozinhe sempre, mexendo até engrossar bem. Tempere com sal, uma pitada de pimenta do reino, 1 pimenta vermelha, e ½ xícara de salsa e cebolinhas picadas finas. Misture e deixe esfriar. Modele pequenos croquetes passando em farinha de rosca, 3 claras batidas juntamente com 1 ovo, depois em farinha de rosca novamente. Frite em óleo quente, até ficar bem dourados.

Enroladinhos de mortadela

400 g de carne cortada em bifes finos, 100 g de mortadela em fatias, 50 g de queijo mussarela, 40 g de manteiga, 1 cebola pequena ralada, 2 ou 3 tomates para molho, caldo de carne, ervilhas, salsa, sal, pimenta do reino. Tempere os bifes com sal e pimenta, coloque 1 fatia de mortadela sobre cada um. Moer a mussarela juntamente com algumas folhas de salsa. Distribua essa mistura sobre os bifes com mortadela. Enrole e feche com palito. Refogar a cebola na manteiga e frite os enroladinhos. Junte o molho de tomate bem denso, deixe cozinhar até a carne ficar maia. Junte ao molho as ervilhas.

torta_galinha

Empadão de galinha

2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de fermento Royal, ½ colher de chá de sal, 2/3 xícara de manteiga, 1 ovo, 4 colheres de sopa de água gelada, 1 frango, 1 lata de ervilha, 1 lata de palmito. Modo de fazer: peneire a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, junte a manteiga e faça uma farofa. Bata ligeiramente o ovo, junte a água. Adicione aos poucos a farinha e bata bem. Deixe descansar por 15 minutos. Cozinhe o frango com os temperos a seu agrado. Retire os ossos e desfie a carne. Junte uma alta de ervilha e 1 de palmito cortado em rodelinhas. Forre um pirex com uma parte de massa, recheie com frango e cubra o restante da massa. Pincele com uma gema e asse em forno moderado por 30 minutos.

Bolinho de batata com queijo

7 batatas cozidas e espremidas, queijo a vontade (ralado), sal com alho, 1 ovo, pimenta o reino, cebolinha com salsa. Mexa bem, faça bolinhos e frite com gordura bem quente. Passe farinha de trigo nos mesmos antes de fritar.

esfirra

Esfiha

½ litro de leite morno, 1 xícara de óleo, 1 pitada de sal, ½ colher de sopa de açúcar, 50 g de fermento biológico, farinha para amassar. Recheio de carne: Refogue a carne com todos os temperos, bastante cebola e tomate cortado bem miúdo, um pouco de óleo e vinagre. Abrir a massa, cortar com uma xícara de boca larga. Colocar montinhos de recheio. Fechar em três dobras, pincelar com gema de ovo e levar ao forno médio até dourar.

sardinha

Patê para lanche

Maionese, salsicha, azeitonas verdes, 1 lata de sardinha. Misture tudo. Passe numa bela fatia de pão torrado.

Patê de frango

Frango bem refogado sem tomates. Desfie e misture com maionese.

pães

Pãezinhos para lanche

2 colheres bem cheia de fermento biológico, 2 colheres de açúcar, 1 pitada de sal,  2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de leite morno, deixe crescer. Depois ponha 4 ovos inteiros, 100 gs de manteiga, 1 xícara de leite, farinha que dê para amassar. Abra a massa com rolo na espessura de um dedo, corte com uma xicrinha de café. Arrume em assadeira polvilhada com farinha e deixe crescer novamente, doure com ovo batido antes de ir ao forno.

Empada de liquidificador

2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de leite, 1 xícara de óleo, 1 pires de queijo ralado, 1 colher de Royal, 2 ovos, 1 pitada de sal. Bate tudo no liquidificador, ponha um pouco de massa na forminha untada com óleo. Recheie com palmito e cuba com a massa, leve ao forno.

pi

Receita de molho de pimenta vermelha

2 xícaras de pimenta vermelha, 1 cebola, 1 cabeça de alho, 1 colher de café de nos moscada, 1 colher de pimenta do reino, ½ litro de vinagre, 1 lata de massa de tomate. Passa-se a pimenta no liquidificador, colocando-se os outros ingredientes.

Pratos salgados

sopa_cebola

Sopa de cebola do Paulão

Fritar no azeite alho a gosto e uma cebola grande cortada em rodelas (tudo a gosto), até deixar bem dourado. Bater 2 cebola grandes no liquidificador. Levar à panela e deixar ferver. Sal e pimenta do reino a gosto. Coloque leite e maisena para engrossar. Gratinada com queijo parmesão fica uma delícia.

 Fricassê de Frango

2 colheres de margarina, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho, uma pitada de orégano, pimenta e frango já cozido e desfiado, 1 lata de milho com água, 1 lata de creme de leite, 1 copo de requeijão. Misturar o frango desfiado bem temperadinho aos outros ingredientes numa refratária. Por ultimo coloca-se o requeijão. Colocar queijo ralado por cima e levar para gratinar. Servir com arroz branco e batata palha.

trigo

Bolo Salgado

½  quilo de farinha de trigo, 5 ovos, 3 copos de leite, 200 gramas de margarina, 1 pouco de sal, 2 colheres de fermento biológico. Modo de fazer: Misturar a margarina, os ovos, sal, o leite, o fermento e por último a farinha de trigo. Esticar a massa em forma untada. Recheio: 1 cebola, 3 tomates, ervilha e cenoura cozidas, palmito, cheiro verde e queijo ralado. Modo de fazer: Fazer um refogado de cebola e tomates, juntar e ervilha, cenoura (cozidas), palmito, cheiro verde. Colocar em uma assadeira untada um camada de massa e colocar recheio. Cobrir com o queijo e com o resto da massa, cobrir novamente. Levar ao forno para assar.

milho

Cuscuz paulista

Ingredientes:  1 xícara de chá de óleo de milho, 1 cebola picada, pimenta a gosto, 6 tomates picados, 1 lata de sardinhas em conserva, 2 xícaras de chá de maisena, 2 xícaras de chá de fubá. 1 xícara de chá de farinha de mandioca, 2 xícaras de chá de água com sal a gosto. 1 colher de sopa de cheiro verde, 1 lata de ervilha, 1 lata de palmito, 2 tomates em rodelas, 1 ovo cozido em rodelas, 2 colheres de (sopa) de azeitonas verdade. Modo de preparar: Refogue no óleo por 10 minutos a cebola, a pimenta e os tomates, junte a metade das sardinhas. Deixe refogar mais 15 minutos. Separadamente, misture maisena e as farinhas e vá molhando bem com a água e sal e esfregando entre as mãos. Misture o refogado às farinhas. Leve ao fogo e mexa com colher de pau. A massa deverá ficar com bola em volta da colher. Junte o cheiro verde, ½ lata de sardinha e ½ lata de palmito piado. Arrume no fundo e nos lados de uma forma de furo central o restante da ervilha, do palmito, da sardinha, as rodelas de tomate, dos ovos e das azeitonas.Encha com a massa e deixe esfriar.

Asparagus isolated on white background

Aspargos ao forno

1 lata de aspargos, 6 ovos, 6 colheres de sopa de leite, 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 1 pedaço de asca de limão ralada, manteiga ou margarina, pimenta do reino e sal. Retire os aspargos da lata, deixe-os escorrer e elimine as partes duras. Bata as gemas e adicione aos poucos o leite, as raspas de limão, queijo e os aspargos cortados. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. A parte, bata as claras em neve bem firme e junte-as à mistura de aspargos, mexendo delicadamente. Unte uma forma refratária e despeje a mistura. Leve ao forno moderado e asse durante mais ou menos 20 minutos. Sirva quente.

Molho de maionese verde – para servir com peixes

2 xícaras de maionese, 3 colheres de sopa de salsa bem picada, 3 colheres de sopa de agrião bem picado, 1 colher de chá de mostarda, sal e pimenta do reino. Cozinhe a salsa e o agrião em água fervente durante 3 minutos. Escorra e passe no liquidificador e deixe esfriar. A seguir esprema bem para eliminar toda a água. Junte a maionese e misture bem. Verifique o tempero e adicione a mostarda, sal e pimenta a gosto.

Frango com Aspargo (Silene)

1 ½ de peito, 1 lata de aspargo, 2 copo de requeijão, sal, pimenta, 4 colheres de farinha, 3 colheres de manteiga, 6 tomates sem pele e sem sementes. Refoga-se o frango com pouco óleo, com sal, cebola, alho e tomate na panela de pressão. 1 ½ de água e deixe cozinhar. Quando estiver cozido desfie grande. Em outra panela coloque 2 colheres de manteiga. Coloca-se em uma panela 4 colheres de farinha e mexa até encorpar, coloca-se a água do frango (que deve ser mais ou menos 1 litro, depois de cozinhar o frango) no fogo, mexe bem. Fica cremoso. Coloque o frango desfiado em seguida coloque o aspargo (se o aspargo for inteiro, corte em 3 e mexa. Coloque em um pirex e despeje 1 vidro de requeijão em cima e leve ao forno. Deixe gratinar (levemente dourado) Sirva com arroz branco e batata frita.

Pães e sobremesas

cachaça

Geleia de pinga

2 copos de água para 20 folhas de gelatina, 2 xícaras de água fervente, 1 copo de pinga, 1 quilo de açúcar cristal. Modo de fazer: Dissolva a gelatina em água fervente, faz-se uma calda em ponto de espelho, depois misture tudo e deixe sem mexer, fora do fogo, acrescenta a pinga e torne a levar ao fogo e depois de fervido deixe esfriar e ponha em assadeira. Quando estiver fria ponha na geladeira. Corte em pedacinho e passe açúcar refinado.

 Amor Engaiolado

1 coco ralado, 1 abacaxi passado no liquidificador, 500 gramas de açúcar. Leve ao fogo e dê o ponto de enrolar. Faz-se as bolinhas e passe-as em açúcar cristal.

Biriba

1 coco ralado, 1 lata de leite condensado, 3 gemas. Misture tudo muito bem e põe-se as colheradas em forminhas de papel e leve ao forno para corar.

choc

Bombom de Nescau

2 xícaras de Nescau, 1 lata de leite condensado. Faz-se a massa, deixe descansar e enrola-se as bolinhas pondo dentro uma uva passa molhada de pinga e passe-as em açúcar refinado.

Pudim de Pão

2 pães franceses (amanhecidos, retire a casca para não ficar escuro), 2 colheres de sopa de açúcar refinado, 5 ovos, 2 copos de (requeijão) de leite. Bata tudo no liquidificador caramelize a forma de pudim e leve para assar em banho-maria até dourar. Espetar um palito de dente para ver se está cozido, ao fim.

abobora1

Doce de abóbora

1 kg de abóbora (cortada em pedaços), 1 kg de açúcar. Coloque a abóbora e o açúcar na panela de pressão e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, ligue a panela e quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Depois desligue a panela. Abra quando sair a pressão.

Bolo de coco

5 xícaras (de café) de farinha de trigo, 5 xícaras (café) de açucar, 2 colheres de (sopa) manteiga, 1 xícara (chá) de leite, 5 ovos, 1 pacote de coco ralado, 1 colher de (chá) pó Royal. Modo de fazer: Bata-se os ovos inteiros, depois mistura-se os ingredientes: Assa-se em assadeira média. Depois de assado deixa-se esfriar um pouco e despeja-se 1 lata de leite condensado. Fura-se o bolo e joga-se o leite por cima.

bolo_

Bolo de araruta da Rosely

4 ovos, 200 g de açúcar, 250 g de araruta. Bata bem as claras em neve e depois as gemas e o açúcar. Batendo sempre depois a araruta. Assar em fogo médio até dourar.

Pudim de mandioca

4 ovos, 12 colheres de açúcar, 1 colher de farinha de trigo, 1 pires de queijo ralado, 3 xícaras de mandioca ralada e lavada para sair a goma. Modo de fazer: Bata no liquidificador, coloque numa forma com buraco no meio untada com bastante manteiga. Levar ao forno quente, em banho-maria, até dourar. (para ver se está pronto, fure com um palito de dente. Se o mesmo sair limpo, está pronto). Espere esfriar para desenformar.

Pudim de copinho

1 litro de leite, 600 g de açúcar, 300 g de farinha de trigo, 4 ovos, 1 pires de queijo ralado ou raspas da fava de uma baunilha. Misturar bem os ingredientes. Colocar em forminhas pequenas de alumínio ou vidro. Levar ao forno em banho-maria. Estará pronto quando estiver dourado, em aproximadamente meia hora.

amendoim

Docinho de amendoim da Olesia

3 xícaras de amendoim cru, passado na maquina de moer carne, 4 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite. Mexer sem parar, até que adquira ponto de doce de leite. Bater bem com a colher de pau, estender no mármore e cortar.

Bolo de sogra

4 ovos, 1 copo de leite, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 pires de queijo ralado, 100 g de manteiga, 1 colher de pó Royal. Bata a gema com o açúcar, ponha os outros ingredientes por último as claras em neve. Procedimentos simples de bolo.

leite

Creme de leite

2 copos de leite, 12 colheres de açúcar, 3 colheres de farinha de trigo, raspa de limão, ponha tudo no liquidificador. Queime o açúcar numa forma, unte bem e despeje o creme, asse em banho-maria. Querendo fazer de queijo, acrescente 1 pires de queijo ralado.

Pão de maisena da Izabel

2 xícaras de leite morno, 2 colheres de açúcar, 2 ovos, ½ xícara de gordura, 4 xícaras de farinha de trigo, 3 xícaras de maisena, 1 colher de fermento bio. Modo de fazer: Amassa-se como pão de casa. Por uma bolinha em copo com água, quando a mesma subir, faz-se os pãezinhos e assa-se em forno quente.

choco

Brigadeiro

Ponha 1 lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão durante 2 horas, até ficar bem escuro. Despeje numa panela e ponha 4 colheres de chocolate em pó e 1 colher de manteiga e dê o ponto. Leve a geladeira pra esfriar, depois pode enrolar e passe chocolate granulado.

coconut

Beijinho de coco

1 coco ralado, 1 copo de leite, 2 gemas, 500 gramas de açúcar. Faça uma calda com o açúcar e o leite. Ponha o coco ralado e as gemas, dê o ponto de enrolar, faça as bolinhas e passe-as em açúcar cristal.

Pãezinhos de Mel da Antonieta

2 xícaras de chá de mel, 2 ovos, 1 xícara de leite, 1 colher de Royal, canela em pó, 250 g de manteiga. Amasse com farinha de trigo, faça as bolachinhas com uma xícara de café ou cálice. Asse em forno médio até que fiquem douradinhas.

Bolo de milho verde

10 espigas de milho verde. Raspe-os e passe-os no liquidificador com um litro de leite, mais ou menos, depois tire um pouco do bagaço com a mão. Misture então ao caldo 2 colheres de manteiga, queijo ralado, 2 ovos batidos inteiros, 1 pitada de sal, açúcar a vontade, unte então um pirex com manteiga e despeje a massa. Leve ao forno médio até dourar.

cakke

Bombocado da Paulistina

1 copo de leite, 1 dúzia de ovos (6 gemas e 6 inteiros), 1 coco grande, 1 pires de queijo ralado, 1 pires de açúcar cheio, 1 colher de manteiga, 1 colher de farinha de trigo (rasa). Bater tudo com colher, colocar numa assadeira grande ou em forminhas untadas. Assar em fogo médio até dourar.

Bolo de queijo

2 xícaras de chá de açúcar, 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de pó Royal, 5 ovos, 2 colheres de manteiga, 1 pitada de sal, 1 pires de queijo ralado, 1 xícara de chá de leite. Procedimentos de bolo, assar em forno de fogo médio até dourar.

Sierra Exif JPEG

Pavê da Shirley

1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca, 1 lata de creme de leite, 4 ovos, 4 colheres de açúcar, 150 gramas de bolacha maisena, 8 colheres de cacau em pó 100%. Modo de fazer:  Faça um creme com o leite condensado, o de vaca, as gemas e o açúcar.Por no fogo o cacau e um pouco de leite. Quando ferver, tirar e passar as bolachas. Bata as claras em neve e junte o creme de leite sem o soro e arrume em pirex uma camada de bolacha e uma de creme.

Bolo Nega Maluca (Dona Esmeralda – Selma)

3 ovos, 1 ½ xícara de açúcar. Bate-se os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de chocolate em pó, 1 colher de Royal, 1 pitada de sal, ½ xícara de óleo – junte tudo. Acrescente por último o óleo e 1 xícara de água fervendo. Assadeira untada – forno quente. Cobertura –  4 colheres de leite, ½ xícara de chocolate em pó do Padre, 1 colher de manteiga, 1 xícara de açúcar. Leve ao fogo, despeje em cima do bolo pronto.

_IGP8626

Pão do Padre Barbudo

2 canecas de farinha de trigo, 2 colheres de banha. Misture seco 200 gramas de fermento biológico, 1 ovo e água para dar liga. Misturar tudo, deixar crescer durante 15 minutos. Depois fazer o pão, deixar crescer, em seguida por no forno.

pane

Panetone Shirley

3 ovos, 500 g de farinha de trigo, 7 ou 8 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de banha ou óleo, 25 gramas de fermento bio, 1 xícara de chá de leite, 1 cálice de rum, 100 g de frutas cristalizadas, 100 g de uvas passas sem caroço. Modo de fazer: Prepare o fermento com 2 colheres de água, 2 de açúcar e 2 de farinha de trigo. Deixe dissolver durante 15 minutos mais ou menos. Despeje numa tigela grande o fermento preparado e todos os demais ingredientes menos as passas e as frutas cristalizadas. Bata muito bem até levantar bolhas (se não estiver bem batido não cresce direito). Depois de bem batido deixe descansar na tigela, durante 40 minutos. Junte as passas e as frutas cristalizadas. Misture e coloque a massa somente até a metade da forma porque o panetone vai crescer mais. Coloque 1 bolinha de massa em 1 copo de água. Quando a bolinha subir em cima, acenda o forno e espere mais 15 minutos. Coloque na forma passa-se gema em cima e enforne.

Pé de moleque da Dita

½ quilo de açúcar, ½ de amendoim cru, 1 lata de leite condensado. Coloque os ingredientes na panela e deixe derreter o açúcar (sempre mexendo para não encaroçar). Depois de derretido o açúcar, coloque uma lata de leite moça, tire a panela do fogo e continue batendo um pouco, para dar o ponto.

pudim

Manjar delicioso

1 coco grande ralado (ou dois médios), 1 litro de leite fervente, 4 colheres de mel, 150 g de ameixas pretas descaroçadas. Modo de fazer: Misture o coco ralado com o leite fervente e leve ao fogo. Mexa ao primeiro sinal de fervura, retire e coe num guardanapo. Reserve um copo de leite e leve novamente ao fogo juntamente com o açúcar. Antes de ferver adicione a maisena dissolvida no copo de leite. Mexa com uma colher de pau até que esteja cozido. Despeje em uma forma molhada. Espere esfriar e leve ao refrigerador. Em outra panela, leve ao fogo a água, o mel e as ameixas. Deixe cozinhar até que as ameixas estejam macias. Coloque um pouco de calda sobre o manjar e enfeite com as ameixas.

pain_epice 

Pão de mel

4 xícaras de chá de farinha de trigo, 4 xícaras de chá e meia de açúcar, 1 copo de leite, 1 colher de manteiga, 1 colher de canela em pó, 1 colher rasa de bicarbonato, 5 cravos amassados, 2 colheres de Nescau, 1 xícara de mel. Misture tudo junto e coloque numa forma untada. Levar ao forno médio até dourar.

pave

Pavê da Silvia

Bater 250 g manteiga a 4 gemas e 6 colheres de açúcar, até clarear. Juntar 2 latas de creme de leite gelado e sem soro, com um pouco de leite gelado e 3 colheres de chocolate em pó e claras de 4 ovos em neve. Deixar 30 g de uvas passas ao molho no rum.  Montar com 2 pacotes de bolacha maisena, num pirex, intercalando biscoito e recheio. Cobrir depois com uma alta de leite condensado cozido e enfeitar como quiser.

Beliscão

5 colheres de banha de porco, 5 colheres de manteiga, ½ quilo de araruta, ½ quilo de farinha de trigo, 1 colher de Royal, 1 xícara de leite, 10 gotas de baunilha, 1 pratinho de sobremesa de açúcar, 1 pitada de sal, 3 ovos. Misture tudo bem, abra a massa com o rolo e corte em pedacinhos com a carretilha, coloque dentro um pedacinho de goiabada, enrole e leve ao forno.

Palitos Franceses

3 ovos, 1 xícara de leite, 1 pitada de sal, 1 colher e sal amoníaco, 1 colher de manteiga, 1 xícara de açúcar, 10 gotas de baunilha. Amasse bem, abra a massa com o rolo com uma espessura de 1 centímetro, passe ovo batido em cima e polvilhe com açúcar cristal e corte com carretilha em tiras finas, arrume nas assadeiras e leve ao forno.

pará

Bolo de castanha do Pará – Maria Aparecida

2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 125 g de manteiga, 2 ovos inteiros, 1 colher de chá de fermento, 1 pitada de sal, ¼ de castanha do Pará moída, 1 xícara de leite, 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Misturar tudo. Procedimentos de bolo.

Glacê para decoração de bolos da Lia

250 g de margarina Saúde ou gordura vegetal Saúde, 1 lata de leite condensado. Modo de fazer: Bata a margarina, muito bem, e aos poucos. Sempre batendo, adicione o leite condensado. Leve à geladeira.

ameixa

Ameixas Recheadas

Ponhas as ameixas para curtir no vinho branco. Faz-se um doce de coco (receita de beijinho). Retire os caroços das ameixas e recheie-as. Passe-as em açúcar cristal e coloque em forminhas individuais.

Sequilho

2 pires de polvilho, 1 pires de farinha de trigo, 1 pires de açúcar, 3 ovos, 1 pitada de sal, 1 colher de manteiga, ½ pires de gordura. Amassa-se tudo bem, faz-se as bolinhas, achata-se com garfo e leva-se ao forno médio até dourar levemente.

sequilho

Sequilho quebra-quebra

1 lata de leite condensado, 1 pacote médio de Maizena, 1 ovo, 1 colher de manteiga. Procedimentos de biscoitinhos e bolachas.

Sequilho de araruta

2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, ½ kilo de araruta, 1 colherinha de Royal. Procedimentos de biscoitinhos e bolachas

cake

Bolo Formigueiro

200 g de margarina, 200 g de chocolate granulado, 200 g de coco ralado, 1 copo de leite morno, 1 colher de sopa de fermento Royal, 1 copo e meio de açúcar, 2 copos de farinha de trigo, 4 ovos clara em neve e 1 pitada de sal. Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes e colocar por último, sem bater, o chocolate granulado, o coco e as claras em neve. Assar o bolo, furar com o garfo a cobertura. Pode ser levado a geladeira.n Cobertura: Derreter 3 colheres de margarina, juntar 2 colheres de chocolate e 1 lata de leite condensado.

Pão de ló de água

2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de água, 4 ovos, 1 colher de Royal As claras devem ser batidas em neve. Junte as gemas, o açúcar, a farinha, a água e o Royal. Procedimentos de bolo.

Receita de sonho

1 xícara de leite morno, 2 tabletes de fermento biológico, 1 colher de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, deixe crescer. Acrescente 1 xícara de leite, 6 colheres de açúcar, 1 pitada de sal, 3 ovos, 2 colheres de manteiga, farinha até o ponto de enrolar, deixe a massa crescer. Abra a massa com rolo na espessura de 2 cm, corte com xícara de café, deixe crescer novamente e frite com gordura bem quente.

Creme de queijo

4 ovos bem batidos, 1 pires de queijo ralado, 10 colheres de açúcar, 2 copos de leite, 3 colheres de farinha de trigo, raspa de limão. Caramele uma forma. Cozinhar por uma hora em banho-maria.

Bombocado 2

½ kilo de açúcar, 3 colheres de manteiga, 1 pires de queijo ralado, 3 colheres de farinha de trigo, 1 coco ralado, 10 ovos. Bate-se bem no liquidificador e despeje em forminhas untadas com manteiga.

Bolo de café Adelaide

9 colheres de açúcar, 9 colheres de farinha de trigo, 2 colheres de manteiga, 4 ovos, 1 xícara de Nescau, meio copo de café bem forte, 1 colher de pó Royal. Cobertura: ½ litro de leite, 1 xícara de Nescau, 1 lata de condensado, 1 pacotinho de pudim Royal sabor chocolate.

_brownies

Brownie

½ xícara de chá de margarina, ½ xícara de chá de açúcar, ½ colher de chá de essência de baunilha, ½ xícara de chá de mel, ½ xícara de chá de farinha de trigo, 2 ovos, 1 pitada de sal, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, ½ xícara de chá de nozes picadas. Modo de fazer: Bata um creme a margarina com o açúcar e a baunilha. Junte os ovos, o sal e o mel, sempre batendo, e adicione a farinha de trigo, peneirada com o chocolate. Misture, por último, as nozes. Coloque a massa numa assadeira (média) untada e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e corte em quadrados ou retângulos.

Receita de churros

1 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de margarina, 1 xícara de chá de farinha de trigo, ½ xícara de chá de maisena, 3 ovos, óleo de milho para fritura: açúcar e canela a gosto para polvilhar. Modo de fazer: Em uma panela coloque a água e a margarina, e leve ao fogo. Quando abrir fervura, juntar a farinha de trigo misturada com a maisena. Mexa com uma colher de pau, batendo até formar uma massa fina. Retire e junte os ovos inteiros, batendo bastante um a um, até que a mistura fique lisa e suave. Coloque esta massa num saco de confeiteiro com bico liso e grande, e forme as roscas. Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente. Sirva polvilhado com açúcar e canela.

gema

Fios de ovos

24 gemas, 2.100 quilos de açúcar cristal, 5 ½ xícaras de água, 1 colher de café de essência de baunilha. Prepare uma calda rala com o açúcar, a água e a baunilha. Passe as gemas por uma peneira fina. Repita esta operação 4 vezes. Quando a calda estiver fervendo, faça os fios de ovos, despejando as gema sobre a calda por intermédio de um funil fino apropriado, mexendo rapidamente com movimentos rotativos. Conforme os fios forem cozinhando, retire-os da calda com uma escumadeira. Coloque-os sobre uma peneira fina, previamente umedecida com água fria, para que escorra o líquido. Espalhe os fios de ovos cuidadosamente, para que fiquem soltos. Continue a operação até que todas as gemas estejam cozidas e depois arrume a gosto.

Fotos: Antônio Carrion/ banco de imagens e divulgação

32 thoughts on “Receitas

  1. Estas receitas são tudo de bom querido!!! Achei muito legal a forma com que você as transcreveu, parece o caderno de receitas da minha mãe e da tia Marili… Parabéns!!!

    Curtir

  2. Pingback: Aprenda a fazer três sopas refrescantes para dias quentes « tudo al dente

  3. Pingback: Aprenda a fazer sangrias de vinho branco, rosé e tinto « tudo al dente

  4. Pingback: Aprenda a fazer quitutes da chef Elzinha Nunes « tudo al dente

  5. Pingback: Aprenda a fazer cheesecakes de goiaba e frutas vermelhas com ganache de chocolate « tudo al dente

  6. Pingback: Aprenda a fazer pratos vegetarianos com o chef Paulo Rabello « tudo al dente

  7. Pingback: Aprenda a fazer pavlova de frutas vermelhas « tudo al dente

  8. Pingback: Aprenda a fazer receitas de Páscoa com os chefs Edir Nascimento e Alain Poletto « tudo al dente

  9. Pingback: Aprenda a fazer cookies de aveia e gotas de chocolate « tudo al dente

  10. Pingback: Minha receita de sopa de cebola « tudo al dente

  11. Pingback: Aprenda a fazer torteli de beterraba com recheio de mussarela de búfala « tudo al dente

  12. Pingback: Aprenda a fazer alfajor recheado de creme de limão siciliano « tudo al dente

  13. Pingback: Aprenda a fazer panqueca recheada de morango e chocolate « tudo al dente

  14. Pingback: Aprenda a fazer espaguete com molho picante de sardinha « tudo al dente

  15. Pingback: Aprenda a fazer petit gateau de doce de leite « tudo al dente

  16. Pingback: Aprenda a fazer quiabo crocante recheado de queijo brie « tudo al dente

  17. Pingback: Aprenda a fazer o cuscuz de galinha da chef Janaina Rueda « tudo al dente

  18. Pingback: Aprenda a fazer o nhoque de mandioquinha gratinado com funghi do Carlos Bertolazzi « tudo al dente

  19. Pingback: Aprenda a fazer tacacá com a chef Mara Salles « tudo al dente

  20. Pingback: Aprenda a fazer emincé de filé com shimeji do chef Edson Freire « tudo al dente

  21. Pingback: Aprenda a fazer cake de coco « tudo al dente

  22. Pingback: Aprenda a fazer tataki de pato « tudo al dente

  23. Pingback: Duas receitas para o fim de semana « tudo al dente

  24. Pingback: Aprenda a fazer nhoque recheado de brie do Maremonti « tudo al dente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s